O corpo e a infância : práticas pedagógicas da educação infantil no município de Curitiba
Resumo
Resumo : Este estudo apresenta e analisa forma como o corpo da criança é tratado pelo adulto/educador nas instituições de educação infantil. Discorre sobre as concepções de
corpo através da história e, apoiando-se nos aspectos filosóficos e pedagógicos, retrata como tais concepções encontram-se refletidas na Educação Infantil e na escolarização do corpo no século XX. Para análise das práticas educativas estuda os documentos da Secretaria Municipal da Criança dÊ Curitiba-Paraná relativos à orientação pedagógica do atendimento à criança, nas décadas de 80 e 90. Em tais documentos, para este estudo, identifica e interpreta, referências a um plano de atendimento à criança concemente ao corpo e outro às relações afetivas que se estabelecem na instituição. Retoma a trajetória da educação infantil na Prefeitura Municipal de Curitiba e aponta carninhos que oportunizem uma ação educativa que considere o desenvolvimento da criança como sujeito social e histórico. Conclui constatando a efetivação de um projeto pedagógico coerente com tal concepção dewcriança depende, fundamentalmente, de uma forrnação teórico-critica qu_e permita corfštituir as práticas dos adultos/educadores, levando-os ao estudo constante sobre a estruturação das condições de vida das crianças pequenas, os múltiplos contextos sociais que constituem seus recursos de desenvolvimento e seu processo de construção de significações.