• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Docência na educação infantil
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Docência na educação infantil
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O corpo e a infância : práticas pedagógicas da educação infantil no município de Curitiba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    E - MARCIA JANET GUERIOS BARBOSA.pdf (1.468Mb)
    Data
    2002
    Autor
    Barbosa, Márcia Janet Guérios
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este estudo apresenta e analisa forma como o corpo da criança é tratado pelo adulto/educador nas instituições de educação infantil. Discorre sobre as concepções de corpo através da história e, apoiando-se nos aspectos filosóficos e pedagógicos, retrata como tais concepções encontram-se refletidas na Educação Infantil e na escolarização do corpo no século XX. Para análise das práticas educativas estuda os documentos da Secretaria Municipal da Criança dÊ Curitiba-Paraná relativos à orientação pedagógica do atendimento à criança, nas décadas de 80 e 90. Em tais documentos, para este estudo, identifica e interpreta, referências a um plano de atendimento à criança concemente ao corpo e outro às relações afetivas que se estabelecem na instituição. Retoma a trajetória da educação infantil na Prefeitura Municipal de Curitiba e aponta carninhos que oportunizem uma ação educativa que considere o desenvolvimento da criança como sujeito social e histórico. Conclui constatando a efetivação de um projeto pedagógico coerente com tal concepção dewcriança depende, fundamentalmente, de uma forrnação teórico-critica qu_e permita corfštituir as práticas dos adultos/educadores, levando-os ao estudo constante sobre a estruturação das condições de vida das crianças pequenas, os múltiplos contextos sociais que constituem seus recursos de desenvolvimento e seu processo de construção de significações.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/67098
    Collections
    • Docência na educação infantil [65]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV