• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação à distância
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação à distância
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A comunicação e a informação em programas de educação a distância

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    E - FABIO ROCHA SANTOS.pdf (790.6Kb)
    Data
    2002
    Autor
    Santos, Fábio Rocha
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A comunicação faz parte da vida do ser humano. Para tê-la o primeiro passo é a aceitação. Precisamos entender que não podemos viver sem ela, a cada momento estamos envolvidos com essa comunicação, pois é uma característica própria do ser humano e também possibilita as relações sociais. Ela possui processos básicos que são: aquisição, transmissão, processamento e exposição de dados. É necessário um emissor e um receptor para que a comunicação possa ser completa, mas não podemos necessariamente dizer que a mensagem foi enviada ou recebida de uma forma clara e objetiva, na realidade a comunicação é um processo complexo e se dá com infonnações. No ensino não é diferente, a aprendizagem é um processo de comunicação, o aluno aprende o aprendizado dos códigos, que são adquiridos em todo processo de comunicação de sua vida escolar. É através da sociedade que se gera uma cultura, permitindo o desenvolvimento do processo, sem separação, acrescentando informações importantes na fonnação e no domínio dos conhecimentos da comunicação, que pode mediar vários tipos de comunicação, que deve ter algo a ver com a distância física entre emissor e receptor e com as localizações ñsicas. A função dos meios, neste caso, passa a ser de permitir a aproximação entre os extremos. Os meios de comunicação, sejam eles quais forem, devem contribuir com o ensino na aprendizagem, ele não toma-se um critério didático, mas transforma e proporciona uma estrutura de reflexão no ensino, levando o professor a refletir a realidade educativa de uma forma inovadora. Percebemos, por outro lado, que aos poucos a sociedade está aceitando e assumindo, cada vez mais, os meios de comunicação como parte de sua cultura, permeando mudanças no nosso século, decodificando e assumindo a importância da comunicação, que influencia o ensino, seja ele presencial ou a distância, não só pela situação do sistema social e do desenvolvimento econômico, mas pelo conservadorismo dos docentes, que precisam compreender que os meios se incorporam nos conteúdos escolares como recursos, meio e não fim.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/67018
    Collections
    • Educação à distância [213]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV