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dc.contributor.authorBittencourt, Cecília Mariapt_BR
dc.contributor.otherPereira, Ana Paula A. dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação Infantilpt_BR
dc.date.accessioned2020-05-28T18:51:14Z
dc.date.available2020-05-28T18:51:14Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66918
dc.descriptionOrientador : Ana Paula A. de Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educaçãol Infantilpt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo : Na literatura brasileira as informações sobre educação especial são escassas, principalmente quando se busca orientações que venham a servir como auxílio para educadores, professores, pedagogos, diretores e outras pessoas que estejam direta ou indiretamente. envolvidos com a educação infantil. O pouco que se encontra baseia-se preferencialmente na legislação, que garante a inclusão e pemianência destas crianças nas instituições educacionais, principalmente nas instituições públicas, onde a realidade é clara e se faz presente nos Centros de Educação Infantil. Este trabalho pretende servir como suporte pedagógico, com idéias que possam se transformar em base de apoio. Realizou-se entrevistas com educadoras que atendem este público, de três diferentes instituições. Pode-se constatar que estas sentem-se angustiadas e muito preocupadas com o trabalho que desenvolvem, pois alegam não possuírem capacitação necessária para atender as crianças com necessidades educativas especiais. Conclui-se que muito tem-se que caminhar, pesquisar, formando grupos de estudos, buscando apoio junto às Universidades, onde estão educadores altamente capacitados, para que aa inclusão destes educandos ocorra de forma global, integrando toda a equipe de trabalho da instituição, bem como as famílias nela atendidas. Esperamos que ao concluirmos o trabalho; com algumas respostas ou experiêincias que possam ser levadas ao conhecimento de todas as instituições que jáhestão atendendo crianças especiais ou que estão na expectativa de a qualquer momento incluir em seu trabalho o atendimento destes pequenos cidadãos, com os mesmos direitos dos demais.pt_BR
dc.format.extent37 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleA inclusão de crianças com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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