dc.description.abstract | Resumo : Na literatura brasileira as informações sobre educação especial são escassas,
principalmente quando se busca orientações que venham a servir como auxílio para
educadores, professores, pedagogos, diretores e outras pessoas que estejam direta ou
indiretamente. envolvidos com a educação infantil. O pouco que se encontra baseia-se
preferencialmente na legislação, que garante a inclusão e pemianência destas crianças
nas instituições educacionais, principalmente nas instituições públicas, onde a
realidade é clara e se faz presente nos Centros de Educação Infantil. Este trabalho
pretende servir como suporte pedagógico, com idéias que possam se transformar em
base de apoio. Realizou-se entrevistas com educadoras que atendem este público, de
três diferentes instituições. Pode-se constatar que estas sentem-se angustiadas e muito
preocupadas com o trabalho que desenvolvem, pois alegam não possuírem
capacitação necessária para atender as crianças com necessidades educativas
especiais. Conclui-se que muito tem-se que caminhar, pesquisar, formando grupos de
estudos, buscando apoio junto às Universidades, onde estão educadores altamente
capacitados, para que aa inclusão destes educandos ocorra de forma global, integrando
toda a equipe de trabalho da instituição, bem como as famílias nela atendidas.
Esperamos que ao concluirmos o trabalho; com algumas respostas ou experiêincias
que possam ser levadas ao conhecimento de todas as instituições que jáhestão
atendendo crianças especiais ou que estão na expectativa de a qualquer momento
incluir em seu trabalho o atendimento destes pequenos cidadãos, com os mesmos
direitos dos demais. | pt_BR |