dc.contributor.advisor | Bentes, Roberto De Fino | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Adriana | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-12T19:39:58Z | |
dc.date.available | 2022-08-12T19:39:58Z | |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/66899 | |
dc.description | Orientador : Roberto de Fino Bentes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Núcleo de Educação a Distância, Curso de Especializaçao em Formação de Professores em Educação a Distância | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A Internet está explodindo como a mídia mais promissora desde a implantação da televisão. É a mídia mais aberta, descentralizada, e, por isso mesmo, mais ameaçadora para os grupos políticos e econômicos hegemônicos. Aumenta o número de pessoas ou grupos que criam na Internet suas próprias revistas, emissoras de rádio ou de televisão. Cada um pode dizer nela o que quer, conversar com quem desejar, oferecer os sen/iços que considerar convenientes. A distância hoje não é principalmente a geográfica, mas a econômica (ricos
e pobres), a cultural (acesso efetivo pela educação continuada), a ideológica (diferentes formas de pensar e sentir) e a tecnológica (acesso e domínio ou não das tecnologias de comunicação). Uma das expressões claras de democratização digital se manifesta na possibilidade de acesso à Internet e em dominar o instrumental teórico para explorar todas as suas potencialidades. A Internet também está explodindo na educação. Universidades e escolas correm para tornar-se visíveis, para não ficar para trás. Uns colocam páginas padronizadas, previsíveis, em que mostram a sua filosofia, as atividades administrativas e pedagógicas. Outros criam páginas atraentes, com projetos inovadores e múltiplas conexões, utilizando-a como ferramenta de auxílio pedagógico. O objetivo deste trabalho é demonstrar a parte do potencial da Internet como ferramenta de apoio ao desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 55 f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Internet na educação | pt_BR |
dc.title | A utilização da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |