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dc.contributor.advisorNery, Antonio Augusto, 1981-pt_BR
dc.contributor.authorPerry, Eliane Cristina, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-10-27T21:54:35Z
dc.date.available2020-10-27T21:54:35Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66839
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Antonio Augusto Nerypt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 19/02/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 111-115pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: A proposta desta dissertação é a leitura em cotejo de dois textos representativos das literaturas de Portugal e da Itália no século XX, respectivamente, Memorial do convento (1982), de José Saramago (1922-2010), e Il Gattopardo (1958), de Giuseppe Tomasi di Lampedusa (1896-1957). Il Gattopardo apresenta fatos históricos do período da unificação dos estados da Península Itálica (século XIX), os quais são revistos sob a óptica do sul italiano, mais especificamente, dos sicilianos. Memorial do convento aborda a construção do Palácio Convento de Mafra no contexto do século XVIII português. Portanto, ambas as obras trazem a história pregressa e questões relacionadas à identidade de seus povos para o entalhe ficcional. Procuraremos demonstrar de que forma os autores desenvolvem as narrativas, por intermédio de recursos estilísticos como a paródia, a sátira, a ironia e a construção de personagens caricatas. Após a análise dos textos, verificaremos de que forma as histórias foram reconfiguradas na ficção e de que modo foram representadas a identidade portuguesa e a dos sículo-italianos. Por fim, estabeleceremos um contraponto entre os textos, no que concerne à história e à identidade. Palavras-chave: Portugal. Itália. Literatura. História. Identidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this dissertation is to compare two texts representative of Portuguese and Italian literature in the 20th century, respectively, Memorial do convento (1982), by José Saramago (1922-2010), and Il Gattopardo (1958), by Giuseppe Tomasi di Lampedusa (1896-1957). Il Gattopardo presents historical facts from the period of unification of the states of the Italic Peninsula (19th century), which are reviewed from the perspective of southern Italy, more specifically, of Sicilians. Memorial do convento addresses the construction of the Palácio Convento de Mafra in the context of the 18th century Portuguese. Therefore, both works bring the past history and questions related to the identity of its people to the fictional notch. We will try to demonstrate how the authors develop the narratives, through stylistic resources such as parody, satire, irony and the construction of cartoon characters. After analyzing the texts, we will see how the stories were reconfigured in fiction and how the Portuguese identity and that of the Sicilians were represented. Finally, we will establish a counterpoint between the texts, with regard to history and identity. Keywords: Portugal. Italy. Literature. History. Identity.pt_BR
dc.description.abstractRIASSUNTO: La proposta di questa tesi è la lettura in confronto di due testi rappresentativi della letteratura del Portogallo e dell'Italia nel XX secolo, rispettivamente Memoriale del Convento (1982) di José Saramago (1922-2010) e Il Gattopardo (1958) di Giuseppe Tomasi di Lampedusa (1896-1957). Il Gattopardo presenta fatti storici del periodo dell'Unità degli Stati della penisola italiana (XIX secolo), che vengono rivisti dal punto di vista dell'Italia meridionale, più precisamente dei siciliani. Memoriale del Convento si occupa della costruzione del Palazzo Convento di Mafra nel contesto portoghese del XVIII secolo. Pertanto, entrambe le opere portano la storia passata e domande relative all'identità dei suoi popoli al livello immaginario. Cercheremo di dimostrare come gli autori sviluppano le narrazioni attraverso l'uso di caratteristiche stilistiche come la parodia, la satira, l'ironia e la costruzione di personaggi caricaturali. Dopo l'analisi dei testi, abbiamo verificato come le storie sono state riconfigurate nella intaglio dalla finzione e come sono state rappresentate l'identità portoghese e siculo-italiana. Infine, in un paragone abbiamo stabilito un contrappunto tra i testi riguardanti la storia e l'identità. Parole chiave: Portogallo. Italia. Letteratura. Storia. Identità.pt_BR
dc.format.extent115 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTomasi di Lampedusa, Giuseppe, 1896-1957pt_BR
dc.subjectSaramago, José, 1922-2010 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura portuguesa - História e críticapt_BR
dc.subjectLiteratura italiana - História e críticapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleLiteratura, história e identidade em diálogo : Memorial do Convento, de José Saramago, e Il Gattopardo, de Tomasi di Lampedusapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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