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    O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, e Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões : uma aproximação via Specula Principis

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    R - D - RANIERI EMANUELE MASTROBERARDINO.pdf (1.010Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Mastroberardino, Ranieri Emanuele, 1995-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente trabalho visa abordar, por meio de um viés comparativo, o pensamento político dos escritores Nicolau Maquiavel (1469-1527) e Luís Vaz de Camões (1524?-1580), nas obras O Príncipe (1532) e Os Lusíadas (1572). Para tal fim, os dois livros serão examinados como textos de aconselhamento, destinados, especificamente, aos respectivos governantes dos escritores, Lorenzo de' Medici (1492-1519) e D. Sebastião (1554-1578). Baseado nesse aspecto, consideraremos os autores como requerentes a conselheiros oficiais desses governantes, e as obras serão consideradas pertencentes à literatura de espelhos de príncipes. Caracterizada por uma gama de livros de conselhos em torno da conduta dos soberanos renascentistas, a literatura de espelhos de príncipes, também intitulada specula principis, contribuiu para a consolidação da instituição monárquica, bem como para a divulgação de um modelo de governante, o qual deveria encarnar preceitos políticos, sociais e religiosos da época. Diante dessa literatura política, pedagógica e moralizadora, havia uma tentativa de instruir os soberanos, fazendo com que esses alcançassem o caminho pessoal da glória, da honra e da fama, proporcionando, na mesma medida, o bem comum da comunidade circundante. Tendo em vista essas ponderações, busca-se observar as confluências e as divergências de pensamentos entre Maquiavel e Camões, no que diz respeito à pátria, à temática militar, à concepção de autoridade soberana e à religião. Em consonância com os resultados preliminares, depreende-se que a mentalidade política de ambos gravitava, respectivamente, em torno da esperança de redenção da Itália e de Portugal do século XVI. Além disso, os soberanos deveriam atender aos interesses da população, ao invés de restringirem-se aos interesses pessoais. Em relação ao campo das diferenças, conclui-se que o ideal de soberano, para Maquiavel e Camões, era distinto. No livro O Príncipe, Lorenzo de' Medici poderia, se fosse preciso, ter uma conduta contrária aos pressupostos do specula principis. Em contrapartida, na obra Os Lusíadas, percebemos que D. Sebastião deveria seguir à risca os mandamentos provenientes desse gênero literário. A hipótese para essa diferença seria o lugar da religião no raciocínio político dos dois escritores. Para Maquiavel, a religião não passava de um instrumento a serviço do poder. Para Camões, a religião era uma vivência cultural, extremamente imbricada com o poder. Palavras-chave: Nicolau Maquiavel. Luís Vaz de Camões. Pensamento político. Specula principis.
     
    Abstract: This work aims to approach, through a comparative bias, the political thought of the writers Nicolau Maquiavel (1469-1527) and Luís Vaz de Camões (1524? -1580), in the works O Príncipe (1532) and Os Lusíadas (1572). To this end, the two books will be examined as advisory texts, aimed specifically at the respective governors of the writers, Lorenzo de' Medici (1492-1519) and D. Sebastião (1554-1578). Based on this aspect, we will consider the authors as claimants to official advisers of these rulers, and the works will be considered to belong to the literature of mirrors of princes. Characterized by a range of advice books on the conduct of Renaissance sovereigns, the literature on the mirror of princes, also entitled specula principis, contributed to the consolidation of the monarchic institution, as well as to the dissemination of a model of ruler, which should embody political, social and religious precepts of the time. Faced with this political, pedagogical and moralizing literature, there was an attempt to instruct the sovereigns, making them reach the personal path of glory, honor and fame, providing, to the same extent, the common good of the surrounding community. In view of these considerations, we seek to observe the confluences and divergences of thoughts between Maquiavel and Camões, with regard to the country, the military theme, the concept of sovereign authority and religion. In line with the preliminary results, it appears that the political mentality of both gravitated, respectively, around the hope of redemption in Italy and Portugal in the 16th century. In addition, sovereigns should serve the interests of the population, rather than being restricted to personal interests. Regarding the field of differences, it is concluded that the ideal of sovereign, for Maquiavel and Camões, was different. In the book O Príncipe, Lorenzo de 'Medici could, if necessary, behave contrary to the assumptions of the specula principis. On the other hand, in the work Os Lusíadas, we realized that D. Sebastião should strictly follow the commandments from this literary genre. The hypothesis for this difference would be the place of religion in the political reasoning of the two writers. For Maquiavel, religion was nothing but an instrument at the service of power. For Camões, religion was a cultural experience, extremely imbricated with power. Keywords: Nicolau Maquiavel. Luís Vaz de Camões. Political thinking. Specula principis.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/66749
    Collections
    • Dissertações [416]

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