Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHeemann, Adriano, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Ken Flávio Ono, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherRaulik-Murphy, Gisele, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-03-09T13:58:19Z
dc.date.available2020-03-09T13:58:19Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66097
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Adriano Heemannpt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Dra. Gisele Raulik-Murphypt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 30/09/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 166-175pt_BR
dc.description.abstractResumo: Em um cenário onde a economia criativa é cada vez mais relevante e onde o design reconhecidamente participa no conjunto de negócios baseados no capital intelectual, cultural e criatividade, os debates e pesquisas sobre as políticas públicas e iniciativas de design na geração de valor econômico no Brasil ainda são uma área relativamente nova de investigação. Como contribuição para essa área de estudo essa pesquisa teve por objetivo elaborar um modelo orientativo a avaliação e elaboração de programas de design no Brasil. Foram preliminarmente identificadas e analisadas as iniciativas de promoção de design referenciais realizadas no Brasil após a criação do Programa Brasileiro de Design em 1995, quando o design passou a ser oficialmente reconhecido como uma política pública no Brasil. Foram utilizadas abordagens de investigação de campo apropriadas para dados qualitativos, característica própria da atuação do design, como a teoria fundamentada nos dados e teoria da mudança, que geraram os constructos necessários para a elaboração do modelo. O Programa Design Export, uma das iniciativas da APEX-Brasil, que obteve resultados relevantes na disseminação das práticas de design junto ao setor produtivo, foi objeto de estudo de caso para analisar e validar os constructos. O modelo proposto apresenta uma visão original do processo e contempla as diversas dimensões que envolvem a elaboração, gestão e indicadores ou evidências predefinidos na elaboração de uma ação de suporte em design. É focado em gestores e decisores políticos como um apoio no planejamento e avaliação de ações. Ao final da 2- edição do Programa Design Export 2018 a simulação de aplicação do modelo confirmou junto ao comitê coordenador e gestores governamentais a viabilidade sua utilização ao facilitar a visualização de todo o processo, permitindo identificar gargalos do planejamento, execução e avaliação. Assim, o uso do modelo vem facilitar o processo de planejamento e gestão de futuros programas de suporte em design orientados para a realidade brasileira, assim como facilitando identificar pontos a serem aprimorados e replicação de outras iniciativas já realizadas. Palavras-Chaves: Políticas de Design. Promoção de design. Design e desenvolvimento. Centro de Design.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In a scenario where the creative economy is increasingly relevant and where design is known in the business set based on intellectual, cultural and creative capital, discussions and research about design policies and design initiatives to generate economic value still a lead-off research area in Brazil. As a contribution to the theme, this research developed a guiding model to support elaboration and evaluation of Design programs in Brazil. It was preliminarily identified and analyzed referential design promotion initiatives carried out in Brazil after the creation of the Brazilian Design Program in 1995, when design was officially recognized as a public policy in Brazil. Appropriate approaches were used to analyze qualitative data, proper of design procedure, such as grounded theory and theory of change, which supported to raise the theoretical constructs for the model's elaboration. The Design Export Program, an APEXBrasil relevant initiative to dissemination design practices in the productive sector, was the case study to analyze and validate the constructs. The proposed model presents an original process view and contemplates different dimensions involved in elaboration, management and the definition of goal set or necessaries evidences in a design support strategy. It is focused on managers and policy makers as a planning and evaluation process support. Was performed an applied simulation of this model at the end of the 2nd edition of the Design Export Program 2018, and according to the coordinating committee and government managers its confirmed the use feasibility, helping the whole process visualization, and the bottlenecks identification in planning, execution and evaluation stages. Thus, the use of this model may facilitate the planning and management processes of future design support programs oriented to the Brazilian reality, as well identifying issues to be improved and allows replicating already undertaken well succeed initiatives. Keywords: Design policies. Design promotion. Design and development. Design Centerpt_BR
dc.format.extent209 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleModelo orientativo a avaliação e elaboração de promoção de design no Brasilpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples