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dc.contributor.advisorMoser, Alvino, 1933-pt_BR
dc.contributor.authorBonacin Filho, Vitorio, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-12T17:58:50Z
dc.date.available2020-03-12T17:58:50Z
dc.date.issued1994pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65568
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alvino Moserpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 127-131pt_BR
dc.description.abstractResumo: A formação profissional do cirurgião-dentista enfatiza o tecnicismo e não apresenta conteúdos didáticos para a capacitação no relacionamento interpessoal. Este trabalho busca apresentar em que nível de entendimento e informação se processa o relacionamento do estagiário com o paciente; compará-lo com o relacionamento do profissional em exercício há mais de cinco anos, com o intuito de verificar as mudanças do relacionamento interpessoal que ocorreram após um período de tempo no exercício da profissão. Ficaram demonstradas as diferenças existentes nas três populações envolvidas na pesquisa. O universo de entendimento frente a um a mesma ação odontológica varia segundo o entendimento dos pacientes, profissionais e estagiários. Os itens mais significativos são indicados como subsídios para a reforma do currículo de Odontologia, Ficando explícita a necessidade de um currículo com conteúdos formadores ou centrados no relacionamento interpessoal. Desta forma, ficará compensada a diferença excessiva da carga horária de disciplinas essencialmente técnicas, em relação à carga horária das disciplinas humanísticas. Trata-se de qualificar o profissional como técnico e como ser de relações empáticas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: A dentist professional formation gives emphasis to the technicist elements, while its contents related to the process of learning, are kept away. This dissertation tries to put up the relationship of an intern-dentist with his patient, to compare it with a five years dentist experience in order to cheek up the changes during his professional practice, Some differences were found among the responding populations to the research, as the following: one same dentistry action received varied responses; coming from the professional dentists, coming from the patients and coming from the dentists holding practice. Those responses are being indicated significantly as elements for a possible reformulation of their curriculum centred onwards on their interpersonal relationship, in this way the exceeding hours in the technic matters will be exchanged with those fulfilling empathic relationship standards.pt_BR
dc.format.extentx, 131 f. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.subjectRelações Dentista-Pacientept_BR
dc.subjectTeses - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleRelacionamento profissional/paciente, estagiário/paciente de odontologia : subsídios para estrutura curricularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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