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dc.contributor.advisorCortez, Luiz Alberto de Souzapt_BR
dc.contributor.advisorBreda, Sonia Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Planejamento e Controle da Segurança Públicapt_BR
dc.creatorCandido, Luiz Alberto Buenopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-20T12:04:28Z
dc.date.available2024-09-20T12:04:28Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65553
dc.descriptionOrientadores: Anderson William de Souza Cortez, Sonia Maria Bredapt_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Planejamento e Controle em Segurança Publicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Destaca a metodologia da ação docente como aliada na formação profissional bombeiro- militar a partir da interação instrutor e aluno no processo ensino-aprendizagem no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná. Para coleta de dados utilizou-se entrevistas gravadas com alunos e instrutores do Curso de Formação de Oficiais da Academia Policial Militar do Guatupê, sediada em São José dos Pinhais, Paraná, sendo que a pesquisa realizada tem como fato gerador deste estudo, as dificuldades de aprendizado do aluno a partir da capacidade interativa e didática do instrutor. Apresenta ideias e pensamentos de autores em períodos históricos do desenvolvimento da sociedade com base nas tendências pedagógicas e sua evolução a partir de pressupostos teóricos. Estabelece, por meio de referenciais teóricos e análise de entrevistas, o que ocorre no curso de formação em relação a qualidade docente na exposição do conteúdo. Busca oferecer subsídios aqueles que trabalham na área de formação ajudando a compreender esse processo continuo de atualização para o instrutor-mediador. A Portaria de Ensino da Polícia Militar do Estado do Paraná e o manual do Instrutor da Polícia Militar do Estado do Paraná completam o raciocínio do presente estudo ao se mostrarem atualizados e aplicáveis ao processo ensino-aprendizagem. Conclui que o aperfeiçoamento didático e profissional do instrutor e essencial para formação do bombeiro-militar do Estado do Paraná, pois exige deste, ser mais verbal do que gráfico dominando a arte da oratória a fim de se expressar de forma clara e objetiva.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBombeiros - Formação - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleMetodologia da ação docente : uma prática reflexiva na formaçao profissional do bombeiro-militarpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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