dc.contributor.advisor | Cortez, Luiz Alberto de Souza | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Breda, Sonia Maria | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Planejamento e Controle da Segurança Pública | pt_BR |
dc.creator | Candido, Luiz Alberto Bueno | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-20T12:04:28Z | |
dc.date.available | 2024-09-20T12:04:28Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/65553 | |
dc.description | Orientadores: Anderson William de Souza Cortez, Sonia Maria Breda | pt_BR |
dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Planejamento e Controle em Segurança Publica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Destaca a metodologia da ação docente como aliada na formação profissional bombeiro- militar a partir da interação instrutor e aluno no processo ensino-aprendizagem no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná. Para coleta de dados utilizou-se entrevistas gravadas com alunos e instrutores do Curso de Formação de Oficiais da Academia Policial Militar do Guatupê, sediada em São José dos Pinhais, Paraná, sendo que a pesquisa realizada tem como fato gerador deste estudo, as dificuldades de aprendizado do aluno a partir da capacidade interativa e didática do instrutor. Apresenta ideias e pensamentos de autores em períodos históricos do desenvolvimento da sociedade com base nas tendências pedagógicas e sua evolução a partir de pressupostos teóricos. Estabelece, por meio de referenciais teóricos e análise de entrevistas, o que ocorre no curso de formação em relação a qualidade docente na exposição do conteúdo. Busca oferecer subsídios aqueles que trabalham na área de formação ajudando a compreender esse processo continuo de atualização para o instrutor-mediador. A Portaria de Ensino da Polícia Militar do Estado do Paraná e o manual do Instrutor da Polícia Militar do Estado do Paraná completam o raciocínio do presente estudo ao se mostrarem atualizados e aplicáveis ao processo ensino-aprendizagem. Conclui que o aperfeiçoamento didático e profissional do instrutor e essencial para formação do bombeiro-militar do Estado do Paraná, pois exige deste, ser mais verbal do que gráfico dominando a arte da oratória a fim de se expressar de forma clara e objetiva. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Bombeiros - Formação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Metodologia da ação docente : uma prática reflexiva na formaçao profissional do bombeiro-militar | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |