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    Metodologia da ação docente : uma prática reflexiva na formaçao profissional do bombeiro-militar

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    LUIZ ALBERTO BUENO CANDIDO.pdf (4.522Mb)
    Data
    2009
    Autor
    Candido, Luiz Alberto Bueno
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Destaca a metodologia da ação docente como aliada na formação profissional bombeiro- militar a partir da interação instrutor e aluno no processo ensino-aprendizagem no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná. Para coleta de dados utilizou-se entrevistas gravadas com alunos e instrutores do Curso de Formação de Oficiais da Academia Policial Militar do Guatupê, sediada em São José dos Pinhais, Paraná, sendo que a pesquisa realizada tem como fato gerador deste estudo, as dificuldades de aprendizado do aluno a partir da capacidade interativa e didática do instrutor. Apresenta ideias e pensamentos de autores em períodos históricos do desenvolvimento da sociedade com base nas tendências pedagógicas e sua evolução a partir de pressupostos teóricos. Estabelece, por meio de referenciais teóricos e análise de entrevistas, o que ocorre no curso de formação em relação a qualidade docente na exposição do conteúdo. Busca oferecer subsídios aqueles que trabalham na área de formação ajudando a compreender esse processo continuo de atualização para o instrutor-mediador. A Portaria de Ensino da Polícia Militar do Estado do Paraná e o manual do Instrutor da Polícia Militar do Estado do Paraná completam o raciocínio do presente estudo ao se mostrarem atualizados e aplicáveis ao processo ensino-aprendizagem. Conclui que o aperfeiçoamento didático e profissional do instrutor e essencial para formação do bombeiro-militar do Estado do Paraná, pois exige deste, ser mais verbal do que gráfico dominando a arte da oratória a fim de se expressar de forma clara e objetiva.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/65553
    Collections
    • Planejamento e controle da segurança pública [199]

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