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dc.contributor.advisorSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorEstephan, Violeta Mariapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T18:23:56Z
dc.date.available2022-12-01T18:23:56Z
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65529
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pos-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 119-122pt_BR
dc.description.abstractResumo: Tendo como objetivo investigar como professores de matemática do ensino médio se manifestam a respeito do uso de materiais didáticos manipuláveis, no presente trabalho observamos e descrevemos dois sujeitos, professores de uma escola pública da cidade de Curitiba, aos quais foram propostas atividades de construção e manipulação desses materiais para representar as funções seno e co-seno. Em relação ao processo ensino/aprendizagem de matemática tomamos como referencial teórico a teoria construtivista de Piaget e a teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Tal escolha se deve ao fato de essas teorias colocarem a ação do indivíduo em lugar de destaque no processo educativo. Em relação à formação de professores utilizamos como suporte para nossas analises autores como Schon, Polettim, Garcia, Flores, Ponte, Nóvoa. Tendo como opção metodológica uma abordagem qualitativa, devido à natureza do problema que se pretende descrever, o trabalho foi operacionalizado na seguinte sequência primeiro encontro, com a aplicação de um questionário e a realização de uma entrevista individual, segundo encontro, com a realização de três atividades, em conjunto, envolvendo construção, uso e análise de materiais didáticos manipuláveis, e terceiro encontro, com a realização de outra entrevista individual. Buscamos captar as manifestações dos sujeitos sobre a influência da construção e manipulação de materiais na aprendizagem de trigonometria dos alunos e sobre as experiências que apresentam com uso desses materiais, além de suas manifestações ao realizarem atividades envolvendo manipulação, construção e analise desses materiais. Os dados coletados foram analisados segundo as categorias aprendizagem de trigonometria, organização e tratamento desse conteúdo pelo professor, uso de material didático manipulável, manipulação e visualização com uso de material x compreensão desses conceitos. Com base na análise dos dados, observamos que o relato das experiências dos sujeitos apontam para um ensino fundamentado na transmissão/recepção, incluindo o uso de materiais para mostrar conteúdos e relações. Ressaltamos que no caso específico dos sujeitos desta pesquisa o uso e manipulação de materiais não provocou avanços na compreensão dos conteúdos matemáticos e suas relações, porque eles já os dominavam. Porém percebemos no estudo-piloto que o uso e a manipulação desses materiais pode provocar, no professor, a aprendizagem de relações entre diferentes representações das funções seno e co-seno.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Having as aim to investigate how mathematics teachers high school manifest concern the use manipulative didactic materials, at the present work we have observed and described two subjects, teachers at a public school in Curitiba, in which were given construction and manipulation activities of these materials to represent sine and cosine functions. In relation to mathematics teaching/learning process we have taken as theoretical reference Piaget's constructivist theory and Vergnaud's concepts fields theory. Such choice is due to the fact these theories stand one's action out m the educational process. We have used as backup for our analysis in relation to the teachers' background authors like Schon, Polettim, Garcia, Flores, Ponte, Novoa. Having as methodological option a qualitative approach due to the sort of matter that is intended to be described. The work was executed m the following sequence first meeting, with the appliance of a questionnaire and realization of an individual interview, second meeting, containing three activities m set, involving construction, use and analysis of manipulative didactic materials, third meeting, with the realization of another individual interview. We tried to understand how the subjects manifest on the influence of materials manipulation and construction of the students' learning m the trigonometry, also on experiences that present with the usage of materials manipulative. The reached data were studied according to the categories trigonometry learning, distribution and the teachers explanation of the contents, use of manipulative didactic materials, manipulation and visualization with the use of materials and understanding concepts. Focusing on the analysis of data we have observed that the statement of subjects' experiences led to a based teaching in the transmission/response, including the use of materials to show contents and relations. We observe the specific case of this survey subjects, the use and manipulation materials have not proved advances in the understanding of mathematics contents and its relations once they already had dominance. However, m the study we have noticed the use and manipulation of this materials could provide, the teacher, relations m learning among different presentations of sine and cosine functions.pt_BR
dc.format.extent141 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePerspectivas e limites do uso de material didático manipulável na visão de professores de matemática do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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