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dc.contributor.authorCachatori, Thiago Luiz, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherKasper, Katia Maria, 1959-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-05T16:23:01Z
dc.date.available2020-02-05T16:23:01Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65429
dc.descriptionOrientadora: Prof.a. Dra. Kátia Maria Kasperpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 28/08/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 68-72pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa se propõe a uma experiência des-re-territorializante de um professor de geografia e o movimento de (re)pensar o espaço geográfico na educação básica. Com base nesta proposta, pistas foram cartografadas como processo metodológico, marcadas por trajetórias que percorreram mais de 8.000 km de sul ao nordeste do Brasil, ao encontro do improvável, do desconhecido, na busca de desconstruir certezas de um professor de Geografia. A escrita e a estética também foram experimentadas neste trabalho de uma forma diversa, a fim de deslocar o leitor junto com os trajetos do caminhar. Os atravessamentos resultantes deste perambular deixaram marcas de todas as escalas, camadas e profundidades, seja no professor, no pesquisar, no estudante de mestrado, no viajante. Os caminhos desbravados ao longo deste mestrado resultaram em um processo contínuo de criação e abertura, possibilitando novas perspectivas de trabalho no ambiente escolar e com os agentes que o compõem. Palavras-chave: Des-re-territorializar. Experiência. Formação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research presents itself as an experience of de-re-territorialization of a Geography Teacher and the movement of (re)thinking the geographical space in Basic Education. Based on this proposal, clues were charted as a methodological process, marked by trajectories that spanned more than 8.000 km from south to northeastern Brazil, meeting the unlikely, the unknown, seeking to deconstruct certainties of a teacher who controls the logic of schooling. Writing and aesthetics have also been tried in a diferent way in this work, in order to move the reader along with the walking paths. The resulting crossings of this wandering left marks of all scales, layers and depths, be it in the teacher, the researcher, the master student, the traveler. The paths pioneered throughout this master's degree resulted in a continuous process of creation and openness, enabling new perspectives of work in the school environment and with its agents. Keywords: De-re-territorialization. Experience. Formation.pt_BR
dc.format.extent72 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUma experiência des-re-territorializante na educação básicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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