Mostrar registro simples

dc.contributorCastro, Palomapt_BR
dc.contributor.advisorCunha, João Carlos da, 1949-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Administração de Pessoaspt_BR
dc.creatorMathias, Cely Julianipt_BR
dc.date.accessioned2024-09-18T19:45:14Z
dc.date.available2024-09-18T19:45:14Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65329
dc.descriptionOrientador: João Carlos da Cunhapt_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Administração de Pessoaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida na Empresa X, com o objetivo de medir o nível de satisfação dos funcionários do nível operacional quanto a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Para tanto, foi fundamental identificar as ações administrativas da empresa que tiveram como foco a melhoria da QVT e fazer um levantamento da opinião dos funcionários sobre a situação atual da QVT na empresa e obter sugestões de ações potencialmente adequadas para atingir possíveis melhorias. A pesquisa e exploratória, com dados obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, tendo enfoque quantitativa e qualitativa, baseada no modelo de Walton. Os resultados obtidos apontam índices de satisfação em relação a determinadas variáveis de QVT como: benefícios oferecidos, jornada de trabalho e cumprimento de direitos e deveres por parte da empresa. Entretanto, houve percentuais significativos de insatisfação com relação as condições de trabalho, aos mobiliários e a estrutura da empresa. A pesquisa apontou que o conceito de QVT, tanto para os funcionários do nível operacional da Empresa quanto para os que ocupam os níveis tático e estratégico, não se apresenta de acordo com os defendidos pelos pesquisadores da área que entendem que a QVT deve ser percebida como um conjunto de fatores não isolados e nem imediatistas, mas que se modificam e se priorizam de forma dinâmica. Finalizando foram incluídos comentários e sugestões, além das apresentadas pelos funcionários, como alternativas de ação para a melhoria da Qualidade de Vida na Empresa.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.titleQualidade de vida no trabalho: a QVT da empresa na visão dos funcionáriospt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples