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dc.contributor.authorVieira, Alecsandro Danelon, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherCamas, Núria Pons Vilardell, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-13T12:42:11Z
dc.date.available2019-12-13T12:42:11Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64499
dc.descriptionOrientadora: Profª Dra. Nuria Pons Vilardell Camaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação: , Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática do Ensino. Defesa : Curitiba, 15/08/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 108-112pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objeto de pesquisa analisar o entendimento e a utilização dos recursos digitais presentes em livros didáticos de História. Esse estudo busca responder às questões norteadoras: Qual percepção dos sites indicados, nos livros didáticos, por parte dos professores de História? Os professores entendem as possibilidades encontradas nos livros didáticos, contemplando as possibilidades oferecidas pelos recursos digitais nos livros impressos? Os livros didáticos impressos disponibilizam recursos digitais que podem auxiliar os professores de História na exploração e aprofundamento das temáticas que desenvolvem? Os professores entendem a possibilidade dos recursos digitais que são disponibilizados nos livros didáticos de História? Para responder as questões, foram traçados os seguintes passos: a) identificação das produções acadêmicas, por meio de revisão de literatura, sobre a relação entre educação, livro didático de História, sites de internet e ação pedagógica. (MOURA, 2017; AMARAL, 2012; CARAMEZ, 2014; MOURA e MAYNARD, 2016; DELGADO e MAYNARD, 2014; OLIVEIRA, 2012 e RÜSEN, 2009, 2010, 2014 e 2015; RALEJO, 2015; NICOLAU, 2014; NADAL, 2016 e ZASLAVSKY, 2017; CAMAS, 2012a, 2012b, 2014, 2017); b) Foi analisado o livro didático "História Sociedade & Cidadania" (BOULOS, 2016) do PNLEM- 2018, por ser o mais utilizado entre os sujeitos da pesquisa e c) Foi aplicado questionário e carta narrativa à oito docentes participantes de curso de formação continuada e que ministram aulas no Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa parte de abordagem qualitativa (LÜDKE, ANDRÉ, 2011; LESSARDHÉBERT, GOYETTE, BOUTIN, 2005) tem como métodos de pesquisa a análise do referencial teórico. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se questionário, com perguntas fechadas e escolha da carta narrativa para a coleta de dados. Os resultados obtidos com a pesquisa trazem que a maioria dos docentes participantes da pesquisa não utilizam o livro didático de História e as sugestões dos recursos digitais existentes. Observou-se o distanciamento dos docentes em relação ao livro impresso. Alguns sites que não abrem, desmotivam professores e estudantes quanto à sua utilização. Os recursos digitais vão além do conhecimento ofertado pelo livro didático. As estruturas lineares do livro impresso têm a possibilidade de ser complementadas com estruturas não lineares presentes nos recursos digitais, que o livro didático teria que melhorar muito e com ele o acesso, o emprego de novas metodologias relacionadas às fontes históricas disponíveis, bem como a forma de utilizá-las em sala de aula. Palavras-Chave: Livro Didático de História. Recursos Digitais. Ação e Prática Pedagógica. Cultura Digital. Formação de Professores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research is inserted in the Research Line - Theories and Practices of Teaching in Basic Education, of the Master Program in Education: Theory and Practice of Teaching, Federal University of Paraná (UFPR). The purpose of this research is to analyze the understanding and use of the digital resources present in textbooks of History. This study tries to answer the guiding questions: What perception of the sites indicated in the textbooks by the teachers of History? Do teachers understand the possibilities found in textbooks, contemplating the possibilities offered by digital resources in printed books? Do printed textbooks provide digital resources that can assist History teachers in exploring and deepening the themes they develop? Do teachers understand the possibility of the digital resources that are available in History textbooks? To answer the questions, the following steps were taken: a) identification of academic productions, through a literature review, on the relationship between education, history textbook, internet sites and pedagogical action. (MOURA, 2017; AMARAL, 2012; CARAMEZ, 2014; MOURA and MAYNARD, 2016; DELGADO and MAYNARD, 2014; OLIVEIRA, 2012 and RÜSEN, 2009, 2010, 2014 and 2015; RALEJO, 2015; NICOLAU, 2014; NADAL, 2016 and ZASLAVSKY, 2017; CAMAS, 2012a, 2012b, 2014, 2017); b) It was analyzed the textbook "History Society & Citizenship" (BOULOS, 2016) of PNLEM- 2018, because it is the most used among the research subjects and c) A questionnaire and narrative letter was applied to eight teachers participating in a continuing education course. who teach classes in Elementary and Middle School. The research is based on a qualitative approach (LÜDKE, ANDRÉ, 2011; LESSARDHÉBERT, GOYETTE, BOUTIN, 2005). As data collection instruments, a questionnaire was used, with closed questions and a choice of the narrative as a method of data collection. The results obtained with the research show that most of the teachers participating in the research do not use the History textbook and the suggestions of the existing digital resources. The distance between the teachers and the printed book was observed. Some sites that do not open up, discourage teachers and students from using them. Digital resources go beyond the knowledge offered by the textbook. The linear structures of the printed book have the possibility of being complemented with nonlinear structures present in the digital resources, that the textbook would have to improve a lot and with it the access, the use of new methodologies related to the available historical sources, as well as the form. to use them in the classroom. Keywords: Didactic Book of History. Digital Resources. Action and Pedagogical Practice. Digital Culture. Teacher Training.pt_BR
dc.format.extent120 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Históriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDo livro impresso ao virtual : uma reflexão acerca dos recursos digitais indicados em livros didáticos de história e a ação pedagógica do professorpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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