E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança
Resumo
Resumo : O mundo está em constante evolução tecnológicas e tendências. As redes sociais criaram o hábito das pessoas ficarem a maior parte do tempo conectadas. Muitas pessoas fazem compras sem sair de casa, acessando apenas um portal ou aplicativo. Essa operação, denominada de e-commerce, nasceu em 1979 com Michael Aldrich que inventou o shopping online (primeiro sistema que permitia o processamento de transações online entre consumidores e empresas ou entre
empresas). De lá pra cá, surgiram novos formatos e canais de vendas para diferentes tipos de produtos e serviços, como também a evolução da tecnologia para que essas transações fossem mais rápidas e seguras. A exemplo, a Amazon, uma
das empresas mais bem-sucedidas no e-commerce, iniciou sua atividade em 1.995, mas, somente em 2003 registrou lucro pela primeira vez. No Brasil, empresas como a Livraria Cultura, Loja Americanas, Magazine Luiza entre outras, foram as pioneiras a utilizar esse canal de vendas. Quando se fala em evolução da tecnologia, analisase as tendências que ela proporciona. Cada vez mais, as lojas de varejos precisam adaptar-se aos novos hábitos de compras e criar novos canais de vendas além do tradicional canal offline. No contexto apresentado, o propósito deste artigo é apresentar uma amostra sobre o e-commerce no varejo de vizinhança, com análise para entender se o consumidor está disposto a comprar produtos de primeira necessidade nas lojas de bairro. Este é um desafio porque são lojas próximas, mais ou menos duas quadras de sua residência. A maioria dos consumidores, trabalham em locais mais distantes e, sempre estão na correria com seus afazeres. Este estudo tem o objetivo de entender se o e-commerce nesse cenário facilitaria a vida desses consumidores.