O papel da ocitocina na emergência da zona de desenvolvimento proximal e repercussões para a aprendizagem à luz do sistema teórico da afetividade ampliada
Abstract
Resumo: O presente trabalho apoia-se em uma visão monista do homem. Sua relevância, especificamente, concentra-se na ligação entre os aspectos biológicos e os socioafetivos, a partir da identificação da ocitocina como um neurotransmissor influente nas competências sociais, psicoafetivas e interacionais. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como uma produção teórica de abordagem interdisciplinar, visando reunir aprofundamentos científicos a partir do tema proposto, e ressaltar pontos de união entre "dissemelhantes" perspectivas no intuito de harmonizar conceitos e ideias em prol de um conhecimento epistemológico integrado. As informações estão organizadas segundo uma linha argumentativa formada por conceitos descendentes, no intuito de analisar do geral ao particular, segundo um método dedutivo, visando à síntese dos referenciais obtidos. Para compor o estudo das competências sociais relevantes à aprendizagem e ao desenvolvimento humano, foi abordado o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) proposto por L. S. Vygotsky. O sentido da releitura deste conceito envolve enfatizar a existência de trocas de caráter afetivo-emocional, que permeiam aquelas cognitivas e sociais no processo de mediação. Neste âmbito múltiplas facetas podem ser analisadas, incluindo a liberação de substâncias neuromoduladoras. A ocitocina modula respostas comportamentais a uma variedade de estímulos ambientais, de forma a integrar aspectos referentes à biologia humana, no caso, seus processos de liberação neurohormonal e as implicações que disso emergem a partir do ambiente externo, como também do meio interno ao indivíduo. O Sistema Teórico da Afetividade Ampliada (STAA) apresenta-se neste trabalho como um método (uma teoria-método) de vislumbrar os fenômenos como partes integrantes de um mesmo contexto de participação fundamental. Os resultados da pesquisa, de cunho teóricoepistemológico, evidenciam que nosso organismo é um correlato de funções, mutuamente dependentes em prol de um desempenho homeostático e bem sucedido; entretanto, apresenta-se permeável às circunstâncias externas e mutáveis perante as transformações psíquicas e emocionais do indivíduo. Compreender a natureza dessas influências é, portanto, crucial para o contexto teórico da neurobiologia, neurociência social, evolução do cérebro, como também útil à pedagogia e psicologia, especialmente no que tange aos processos escolares de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Ocitocina. Aprendizagem. Desenvolvimento Humano. Zona de Desenvolvimento Proximal. Interação. Afetividade Ampliada. Abstract: The present work is based on a monistic view of man. Its relevance specifically focuses on the link between biological and socio-affective aspects, from the identification of oxytocin as a neurotransmitter influencing social, psycho-affective and interactional competences. The research methodology is characterized as a theoretical production of an interdisciplinary approach, aiming to gather scientific depths from the proposed theme, and to highlight points of union between "dissimilar" perspectives in order to harmonize concepts and ideas in favor of an integrated epistemological knowledge. The information is organized according to an argumentative line formed by descending concepts, in order to analyze from the general to the particular, according to a deductive method, aiming at the synthesis of the obtained references. In order to compose the study of social competences relevant to learning and human development, the concept of the Proximal Development Zone (ZPZ) described by L. S. Vygotsky was discussed. The meaning of re-reading this concept involves emphasizing the existence of affective-emotional exchanges, which permeate those cognitive and social in the process of mediation. In this context multiple facets can be analyzed, including the release of neuromodulatory substances. Oxytocin modulates behavioral responses to a variety of environmental stimuli, in order to integrate aspects related to human biology, in this case, its neurohormonal release processes and the implications that emerge from the external environment as well as from the internal environment to the individual. The Theoretical System of Expanded Affectivity (STAA) is presented in this work as a method (a theory-method) of envisioning the phenomena as integral parts of the same context of fundamental participation. The results of the research, from a theoretical and epistemological point of view, show that our organism is a correlate of functions, mutually dependent for a homeostatic and successful performance; However, is permeable to external circumstances and changeable in the face of the individual's psychic and emotional transformations. Understanding the nature of these influences is therefore crucial to the theoretical context of neurobiology, social neuroscience, brain evolution, as well as to pedagogy and psychology, especially with regard to school-teaching-learning processes. Key words: Oxytocin. Learning. Human development. Proximal Development Zone. Interaction. Expanded Affectivity.
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