Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Josiane de Cassia Brito, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherMedeiros, Cristina Carta Cardoso de, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherCosta, Maria Regina Ferreira da, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-29T15:24:46Z
dc.date.available2019-10-29T15:24:46Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64003
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Cristina Carta Cardoso de Medeirospt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Maria Regina Ferreira da Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/05/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 110-115pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo teve como finalidade problematizar a participação das meninas nas aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas públicas a partir de fontes bibliográficas. Para tanto, foram recenseadas fontes bibliográficas nas bases de dados do Banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as revistas indexadas nas bases da SCIELO e Google Acadêmico. Foram selecionadas trinta e duas pesquisas, destas, nove foram escolhidas para posterior análise. Com a leitura minuciosa, cinco trabalhos não atenderam a temática da pesquisa referente à participação das meninas nas aulas de Educação Física do último ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Desse modo foram analisados os trabalhos de Costa Júnior (2016), Andrade e Devide (2006), Aguiar (2014) e Souza Júnior (2003). A partir do exame e análise das fontes bibliográficas, foi possível identificar motivos que tornaram as meninas ATUANTES e INERTES. Dentre eles estão, a falta de habilidade das meninas em relação aos conteúdos das aulas, a exclusão por parte das próprias meninas e a falta de dedicação do professor em relação a aulas que contemplem também as meninas. Palavras-chave: Educação Física, Ensino Médio, Participação Feminina, Gênero.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study aimed to problematize the participation of girls in physical education classes in the last year of Elementary and Secondary Education in public schools from bibliographic sources. For this purpose, bibliographic sources were registered in the databases of the Bank of Theses and Dissertations of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the journals indexed in the bases of SCIELO and Google Academic. Thirty-two studies were selected, of which nine were chosen for further analysis. With careful reading, five papers did not answer the research question regarding the participation of girls in Physical Education classes of the last year of elementary and high school. In this way the work of Costa Júnior (2016), Andrade and Devide (2006), Aguiar (2014) and Souza Júnior (2003) were analyzed. From the examination and analysis of the bibliographic sources, it was possible to identify reasons that made the girls ACTIVE and INACTIVE. Among them are the lack of ability of the girls in relation to the contents of the classes, the exclusion by the girls themselves and the lack of dedication of the teacher in relation to classes that also contemplate the girls. Key-words: Physical Education, Secondary Education, Women's Participation, Gender.pt_BR
dc.format.extent115 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação femininapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA participação das meninas nas aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental e médio em escolas públicas a partir de fontes bibliográficaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples