dc.contributor.advisor | Steiner Neto, Pedro José, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.creator | Pimenta, Marcio Annibal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T17:48:49Z | |
dc.date.available | 2024-07-31T17:48:49Z | |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/63986 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Pedro José Steiner Neto | pt_BR |
dc.description | Monografia (Especializaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Especializaçao em Estratégia e Gestao Empresarial | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esse trabalho se concentra no setor ferroviário brasileiro, o qual passou pelo processo de privatização no final da década de 90. Dentre as empresas que adquiriram as concessões ferroviárias esta a ALL (América Latina Logística) que começou a operar a malha férrea dos estados da região sul do país e agora extende seus domínios desde o estado do Mato Grosso ate a região norte da Argentina, passando por São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sui. Devido ao grande aumento da demanda pelo transporte ferroviário, a aquisição de novas locomotivas para movimentar trens tornou-se de extrema importância e necessidade. Como a aquisição desse bem de consumo novo e inviável para os padrões de investimento e infraestrutura brasileiros, uma alternativa encontrada e a importação de equipamentos usados do continente norte americano, a total reforma e padronização dos bens e operacionalização dos mesmos. Neste trabalho será apresentado o processo de reforma de locomotivas vindas dos EUA. Todo o processo será abordado: a inspeção e escolha das máquinas nos EU A; a importação das mesmas; todo o processo de compra de materiais e sua estocagem; a execução de toda a reforma, onde as máquinas são padronizadas para trafegarem no Brasil (bitola - distancia entre trilhos - alterada, altura do engate e troca dos motores de tração - componentes elétricos que tracionam o equipamento) e a entrada em operação do ativo. Dentro de todos os processos alguns receberão uma melhor atenção, tais como contrato com terceiros e estrutura de estoque de peças | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Locomotivas - Manutenção e reparos | pt_BR |
dc.subject | Transporte ferroviario - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ferrovias - Privatização - Brasil | pt_BR |
dc.title | Avaliação do processo de reforma de locomotivas | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |