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dc.contributor.authorCortés, Theresinha Azevedopt_BR
dc.contributor.otherLück, Heloisapt_BR
dc.contributor.otherRamos, Corina Lucia Costapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-14T18:51:56Z
dc.date.available2020-04-14T18:51:56Z
dc.date.issued1983pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63889
dc.descriptionOrientadora: Heloísa Lückpt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Corina Lúcia Costa Ramospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 104-106pt_BR
dc.description.abstractResumo: A necessidade de se buscar alternativas aos muitos questionamentos em torno da formação do Orientador Educacional, especialmente em relação ao Estágio Supervisionado, direcionou o enfoque do presente estudo que procurou responder a objetivos formulados a partir de indagações nascidas na vivência do ESOE na Universidade, na Comunidade junto ao estagiário de Orientação Educacional. Os objetivos com as quais o estudo a viabiliza buscam: refletir e analisar a prática atual do ESOE; interpretar o modelo de ativação do desenvolvimento vocacional proposto por Pelletier e colaboradores; considerar alternativas de uma proposta de ESOE relacionada ao desenvolvimento vocacional e crescimento pessoal. As respostas às indagações buscadas no estudo da Concepção Operatória de Pelletier foram sendo complementadas por um conjunto de leituras, questionamentos e reflexões, como respostas às críticas em torno não só do papel do Orientador Educacional, mas também das teorias psicológicas do desenvolvimento, que foram sendo incorporadas à prática do Estágio Supervisionado. A reflexão desta pratica, revela a existência de um novo sentido do ESOE para o aluno, e que também não e o mesmo, para a Universidade e Campo de Estagio. É visto como relacionado ao desenvolvimento vocacional e não dessemelhante de uma pratica social. Implica a existência de tarefas a cumprir, a partir de uma nova dimensão, do experenciar situações de aprendizagem e como pratica social representa uma ação-reflexão compartilhada também na comunidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The need for the search of alternatives to the many questions regarding the curriculum of the Guidance Counselor, specially at the field work period, directed the present study that aimed to answer the questions raised in the daily experience of the Guidance and Counseling Supervised field work at University and Community with the students of Guidance and Counseling. The objectives that guided this study are: to study and analyze the present practice of the Guidance and Counseling Supervised field work; to interpret the model of activation of the vocational development proposed by Pelletier and his collaborators; to consider the alternatives of a proposition related to the vocational development and personal growth, for the Guidance and Counseling Supervised field work. The answers to the questions on the Study of Operatory Conception by Pelletier, were complemented by reading, questioning and thinking, as well as responding to criticisms about the role of the Guidance Counselor and the psychological theories of human development in regard to the Supervised field work practice. A new meaning of the Guidance and Counseling Supervised field work was revealed to the student, other than that of the University and the school field work. It is seen as related to the vocational development and not different from a social practice. It involves the existence of tasks to be done under a new dimension of experiencing field work situations and it represents an action-reflection shared with the community too, as a social practice.pt_BR
dc.format.extent106 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectOrientação educacionalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProposta de Estágio Supervisionado de Orientação Educacional : um processo desenvolvimentista como alternativa de prática socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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