dc.contributor.advisor | Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021 | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Maria da Conceiçao | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-25T17:57:06Z | |
dc.date.available | 2022-08-25T17:57:06Z | |
dc.date.issued | 1982 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/63883 | |
dc.description | Orientadora: Zélia Milléo Pavao | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) -Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 114-118 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta dissertação discute a filosofia das Universidades do Brasil - colonizadas - contrapondo-lhe uma Universidade Brasileira, culturalmente nacionalizada, através do Projeto Rondon e do Campus Avançado que a maioria das universidades do Centro-Sul criaram e mantêm no Norte-Nordeste desde o movimento político militar dos anos 60. A pesquisa observou 5 dos 18 Campi Avançados existentes no Norte-Nordeste (22 no Brasil), em sua função de extensão ou interiorização da universidade para fins de integração das diversas regiões e camadas culturais e sociais do país. Apresenta-se um diagnóstico dessa cruzada missionária civil, não obstante ter ainda um caráter de transplante cultural do Centro-Sul, por carecer, a administração dos Campi Avançados, de pessoas com perspectiva localista ou da própria região. Face a isso e à transformação da Amazônia em nova fronteira colonial do Centro-Sul pelo que os Campi Avançados não são responsáveis - faz-se, ao final, uma proposta administrativa e metodológica, funcional, concreta e realista para as regiões Norte e Nordeste Ocidental. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This dissertation analyses the philosophies of colonized and present-day nationalized Brazilian Universities. The Rondon Project and the "Campus Avançado" of Mid-Southern Universities in the North-Northeast of Brazil established following the political-military movement of the 60's provided date for this analysis. Five among the eighteen North-Northeast "Campus Avançados"(twenty-two in Brazil) were studied, measuring their effectiveness in integrating regional strata throughout the country. The project provides valuable information regarding these programs, in spite of the infrequent use as a local individuals directly involved in their administration. As a result of this and as the current movement to transform the Amazonia region into a new Central-South colonial frontier without blaming the "Campus Avançados" for that - a new administrative, methodological, functional, concrete and realistic proposal is offered to improve the North-Northeast Occidental regions. | pt_BR |
dc.format.extent | 153 f. : il., mapa. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Campus avançado : uma alternativa para o desenvolvimento socioeducacional de comunidades interioranas em municípios do Norte e Nordeste Ocidental do Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |