Evolução da cafeicultura no Brasil : desafios na agregação de valor do produto final
Resumo
Resumo : O presente trabalho analisa a evolução da cafeicultura no Brasil. São observados os diferentes fatores determinantes na produção de café. A agregação de valor do produto é destacada pelo o papel das Indicações Geográficas (IGs) no desenvolvimento de novas marcas, o uso de selos de qualidade e procedência, e o mercado de café em capsulas – fruto de uma empresa first mover com um regime de apropriabilidade forte. Para a análise do cenário internacional e nacional da cafeicultura foram consultados os bancos de dados e documentos oficiais das seguintes instituições: Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC); Organização Internacional do Café (IOC); Conselho das exportações de Café do Brasil (CECAFE); e Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). No decorrer do trabalho, são apresentados os determinantes na produção de café, bem como o cenário mundial do produto, a cadeia produtiva nacional, as dificuldades encontradas pelos produtores e industriais do ramo em âmbito nacional e as previsões de mercado para os diversos segmentos desse setor.
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- Ciências Econômicas [2145]