Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-pt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Ruan Carlos Guilherme, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-29T15:09:04Z
dc.date.available2019-10-29T15:09:04Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63307
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garciapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/09/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 88-90pt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo teve como finalidade verificar a relação entre o estabelecido pelo Edital de Convocação e o Manual do Professor e o contido nos Livros Didáticos Digitais aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015 para o Ensino Médio de Física. A análise foi realizada sobre a coleção Física Contexto & Aplicações, da Editora Scipione, de autoria de Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga, pelo fato de ser a obra com a maior quantidade de Objetos Educacionais Digitais (OED) e a do Tipo 1 mais solicitada. Tomou-se como referência uma categorização dos livros digitais com base em levantamentos bibliográficos, para caracterizar o livro digital proposto pelo PNLD de 2015. Considerando a obra analisada, foi possível verificar existir pouca variação dos tipos de OED, compostos em sua maioria por vídeos estrangeiros dublados e algumas vezes legendados. No que se refere ao Manual do Professor, verificou-se não haver diferenciação entre a versão impressa e a digital na obra analisada, pelo fato de ter sido adotada uma abordagem específica em cada um dos OED. Percebeu-se uma série de inconsistências entre o estabelecido pelo Edital e o que foi apresentado nas obras, como a dificuldade de se encontrar os OED e o controle do que está sendo disponibilizado aos alunos e professores, transparecendo pontos divergentes em relação ao Edital. Especula-se também a respeito das razões de que tais OED não são mais presentes no PNLD 2018 para o Ensino Médio. Palavras-chave: Livro Didático Digital. Objetos Educacionais Digitais. PNLD 2015. Livro Didático. Livro Didático de Física.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study has as purpose to verify the stablished relation between Call Notice and the Teacher's Manual and what is enclosed in e-Textbooks approved at Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (Didactic Book National Program) in 2015 for Physics High School. The analysis was performed about the collection of Física Contexto & Aplicações (Physical Background & Applications), from Scipione Publishing, Antônio Máximo and Beatriz Alvarenga's authoring, by the fact of being the work with the biggest number of Objetos Educacionais Digitais - OED (Digital Educational Objects) and the most requested Type 1. It has taken as reference a categorization of digital books having basis in bibliographic surveys, in order to characterize the digital book proposed by PNLD of 2015. Considering the analyzed work, it was possible to verify the existing of few variations in the types of OED, most arranged by dubbed foreigner videos and sometimes subtitled. Regarding the Teacher's Manual, it was verified no difference between the printed version and the digital version, by the fact of adopting a specific approach in each OED. It was realized several inconsistencies between the stablished Call Notice and what was presented in the works, as well as the difficulty of finding the OED and the control of what was available to students and teachers, becoming visible the divergent points related to the Call Notice. It is also speculated the reasons why OED is not present at PNLD 2018 for High School anymore. Keywords: e-Textbook. Digital Educational Objects. PNLD 2015. Textbook. Physics Textbook.pt_BR
dc.format.extent99 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFísica - Livros didaticospt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOED e o livro didático de física : análise de sua presença numa coleção do PNLD 2015pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples