Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFigueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Sérgiopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2021-12-28T21:35:34Z
dc.date.available2021-12-28T21:35:34Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62948
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de Figueiredopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 23/05/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 122-131pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse em explorar as práticas de/em segunda língua de aprendizes que estão sendo socializados a comunidades onde essa língua é usada (HANEDA, 2005; BLOCK, 2006; VICKERS, 2007; DUFF E KOBAYASHI, 2010). No entanto, de forma ampla, a investigação sobre línguas de sinais como segundas línguas para ouvintes, principalmente em abordagem social, ainda se mostra tímida. Recentemente, pesquisadores (GESSER, 1999; 2006; ALBRES, 2012; GIL PRIETO, 2017) têm focado em outras instâncias de aquisição de L2 na comunidade Surda, particularmente o desenvolvimento de língua de sinais como segunda língua. Dirigindo-se a essa lacuna na pesquisa e aliado aos estudos de aquisição de segundas línguas (SLA) sob uma perspectiva social (BLOCK, 2003), este trabalho tem como objetivo geral investigar a relação entre identidade e aprendizagem de Libras como segunda língua por parte de Acadêmicos/as ouvintes do curso de Letras-Libras da UFPR. Como objetivos específicos, este trabalho se propõe a: (1) analisar como se constitui o investimento de diferentes alunos ouvintes em uma turma do curso de Letras Libras com relação ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais como L2; (2) investigar quais as comunidades das quais esses participantes imaginam/desejam/projetam fazer parte; (3) compreender como se constitui a identidade dos aprendizes ouvintes dentro e fora de sala de aula, a partir de ferramentas conceituais fornecidas pela noção de comunidade de prática; e (4) contribuir teoricamente para o campo de estudos sobre aquisição de Língua de Sinais como segunda Língua para ouvintes. A pesquisa é de abordagem qualitativa (ERICKSON, 1990; TOOHEY, 2008) e perspectiva etnográfica, com o foco nas narrativas das/dos participantes (BARKHUIZEN, 2008). A geração de dados (BLOCK, 2006) foi realizada por meio da observação-participante (EVERSTON; GREEN, 1989), notas de campo, conversas informais, questionários, entrevistas e diários retrospectivos. A partir dos resultados, percebe-se que os/as participantes da pesquisa demonstram estarem investidos/as nas aulas de Libras de formas e lugares distintos e que algumas de suas fontes de investimentos transitam entre sua participação da comunidade Surda localizada em diferentes espaços e comunidades imaginadas das quais eles/elas almejam fazer parte. Em relação a questões relacionadas aos conceitos de identidade e comunidades imaginadas, os resultados informaram que as/os aprendizes ouvintes revelam pertencer e transitar por diferentes comunidades, o que reforça o aspecto múltiplo da identidade e expande as possibilidades de identidades das/os aprendizes. No que diz respeito a aspectos provenientes da noção de comunidade de prática, constatou-se que a participação na sala de aula (compreendida como comunidade Surda) pode produzir interessantes paisagens de prática, identidade e aprendizagem. Para reflexão, concluímos que essa pesquisa é importante para contribuir com a ainda incipiente literatura especializada sobre a aquisição de línguas de sinais por ouvintes, sobretudo no que tange à abordagem da identidade. Palavras-chave: Libras; aquisição de segunda língua; ouvintes; identidadespt_BR
dc.description.abstractAbstract: There has been a growing interest in exploring the practices of second language learners who are being socialized into communities where the languages they are learning are commonly used (HANEDA, 2005; BLOCK, 2006; VICKERS, 2007; DUFF; KOBAYASHI, 2010). However, in general, little research has been done on sign language as a second language for hearing students, especially from a social perspective. Recently, researchers (GESSER, 1999; 2006; ALBRES, 2012; GIL PRIETO, 2017) have focused on other aspects of L2 acquisition in the Deaf community, particularly on the development of sign language as a second language. In order to address this research gap and align with studies of second language acquisition (SLA) from a social perspective (BLOCK, 2003), this study investigates the relationship between identity and Brazilian Sign Language (Libras) as a second language for hearing students who are enrolled in an undergraduate Libras program at the Federal University of Paraná (UFPR). The objectives of the study are to: (1) analyze how different hearing students in a Libras class invest in learning Libras as an L2; (2) investigate which communities these participants imagine/envision/wish to participate in; (3) understand how the identity of hearing students is constituted, considering the classroom as a community of practice; and (4) theoretically contribute to studies on the acquisition of sign language as a second language for hearing students. The research was conducted using a qualitative approach (ERICKSON, 1990; TOOHEY, 2008) under an ethnographic perspective, emphasizing the narratives of the participants (BARKHUIZEN, 2008). Data were gathered (BLOCK, 2006) through participant observation (EVERSTON; GREEN, 1989), field notes, informal conversations, questionnaires, interviews, and retrospective diaries. Findings suggest that the research participants are invested in Libras classes in different ways, and that such investment varies from student to student. Some of their sources of investment stem from their participation in the Deaf community in various spaces, and from the imagined communities in which they seek to take part. Moreover, regarding the concepts of identity and imagined communities, results demonstrate that hearing students belong to and travel through different communities, which reinforces identity as multiple and broadens the possibilities for learners' identities. With regard to the notion of community of practice, it was observed that students' participation in class (understood as a Deaf community) can produce interesting landscapes of practice, identity, and learning. In conclusion, this research contributes to the still incipient specialized literature on the acquisition of sign languages by listeners, especially when it comes to identity. Keywords: Brazilian Sign Language; second language acquisition; hearing students; identities.pt_BR
dc.format.extent136 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectAquisição da segunda línguapt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleA Construção da identidade do ouvinte aprendiz de Libras como segunda línguapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples