Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Fernanda Germani dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-11T17:55:07Z
dc.date.available2022-08-11T17:55:07Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62620
dc.descriptionOrientadora: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidtpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 119-124pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho compreende um estudo de caso sobre uma experiência de Educação Infantil. As análises tiveram como fundamentação teórica o conceito de escolarização, basicamente a busca da compreensão da forma escolar na Educação Infantil. A perspectiva da historicidade da infância, bem como de sua educabilidade pela forma escolar, também foram influências para o trabalho. O objetivo principal foi apreender e refletir alguns elementos da prática escolar, os quais constituem e organizam o momento da entrada da criança na escola ou a sua adaptação à forma escolar, investigando e analisando determinados saberes e práticas escolares que o constituem. A concepção sócio-interacionista do desenvolvimento humano norteou o diálogo com as questões relacionadas à educação da criança. A pesquisa foi desenvolvida a partir de três momentos: a) recuperando a construção histórica da infância: educabilidade e escolarização; b) recuperando o significado dos elementos constitutivos da escolarização no processo de adaptação da criança; c) verificando a organização das formas escolares e o processo de adaptação da criança em uma determinada experiência de Educação Infantil. O trabalho de campo foi desenvolvido em um Colégio de Aplicação, uma escola particular de Educação Infantil do estado de Santa Catarina. Acompanhou-se o início do ano letivo de 2002 para observar as práticas escolares relacionadas ao atendimento das crianças neste período. Os sujeitos observados foram crianças com faixa etárias de dois a três anos que frequentaram a escola pela primeira vez. Os achados principais apontam que a organização das formas escolares: sujeitos, tempos, espaços e práticas pedagógicas é fundamental no processo de adaptação, principalmente o papel do professor, no qual este precisa estar claro o seu papel e sua prática pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work comprehends a study of a case about an Infant Education experience. The analysis had as theorical foundation the concept of scholarship, basically the search of understanding of the school way at Infant Education. The perspective of the historicity of childhood, as well as its educability by the school way, also were influences for the work. The main objective was to apprehend and reflect some elements at school practice, which constitute and organize the moment of the arrival of the child at school or his/her adaptation to the school way, investigating and analyzing certain knowledges and school practices that constitutes it. The socio-interationist conception of the human development guided the dialogue with the questions related to the child's education. The research was developed from three moments: a) recovering the historical construction of the childhood, educability and scholarship, b) recovering the meaning of the elements of the scholarship in the process of adaptation of the child, c) checking the organization dos the school ways and the process of adaptation of the child in a determined experience of the Infant Education. The work in the field was developed in a Colégio de Aplicação, in a private school of Infant Education in the state of Santa Catarina. The beginning of the studies term of 2002 was followed to observe the school practices related to the children attendance in this term. The ones observed were children from two to three years old who used to attend the school for the first time. The main aspects observed showed the organization of the school ways: people, time, space and pedagogical practices are basic in the process of adaptation, mainly the teacher's role, which must be clear its role and its pedagogical practice.pt_BR
dc.format.extent217 f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação pre-escolarpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectAdaptabilidade (Psicologia)pt_BR
dc.subjectAdaptação escolarpt_BR
dc.subjectAjustamento (Psicologia)pt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAdaptação da criança à forma escolar : elementos para uma reflexãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples