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dc.contributor.authorRosa, Gregory Luis Rolim, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherTrojan, Rose Meri, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-26T19:48:34Z
dc.date.available2019-08-26T19:48:34Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62615
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Rose Meri Trojanpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 204-229pt_BR
dc.description.abstractResumo: Caracterizada como um estudo teórico e epistemológico situado no campo da Política Educacional, a presente dissertação parte da constatação da importância do tema para a formação de docentes e pesquisadores, referendada pelas pesquisas no âmbito da América Latina e divulgada pela Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Considerando como base teóricometodológica o materialismo histórico e dialético, propôs analisar as disciplinas Política Educacional e Estrutura e Funcionamento do Ensino nas Licenciaturas, incluindo o curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Delimita, no recorte temporal, o período compreendido entre 1970 e 2018, em que se evidencia a institucionalização das disciplinas. A partir de análise documental alicerçada nas categorias Estado, Política e Hegemonia, busca-se apreender como e se os componentes curriculares correspondem ao atual objeto de estudo do campo de pesquisa da Política Educacional, e como se evidencia o movimento dialético do caráter jurídico-normativo e restrito para o caráter amplo e crítico de compreensão do contexto social, político e econômico que influencia a Educação brasileira nas disciplinas estudadas. Assim, entende-se que, considerando a importância da análise dos componentes curriculares presentes na formação docente, este estudo é necessário e pode contribuir com as discussões do campo teórico de pertencimento e com a formação dos futuros docentes e pesquisadores, no contexto brasileiro. Palavras-chave: Disciplina Política Educacional. Estrutura e Funcionamento do Ensino. Formação de docentes e pesquisadores em Política Educacional. Campo de pesquisa da Política Educacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Featured as a theoretical and epistemological study placed in the Educational Policy field, this work starts from the confirmation of the importance of the theme for teacher an researchers training, countersigned by researches in Latin America field and disclosed by Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Considering as theoretical methodological base the historical and dialectical materialism, it proposed analyzing the subjects Política Educacional e Estrutura e Funcionamento do Ensino in Education faculty of the Universidade Estadual de Ponta Grossa. Delimited in the temporary clipping the period from 1970 and 2018, in which the institutionalization of subjects is evidenced. From documental analysis based on the State, Policy and Hegemony categories, it searches for seize hoe and whether the curricular components correspond to the current research field study object of restricted legal and normative character to the broad and critical character of the social, policy and economic context understanding that influences Brazilian Education in the subjects studied. Thereunto, it is understood that the analysis of curricular components in teacher training in Brazilian context is necessary and may contribute with discussions in theoretical field of belongings and with future teachers and researchers training Keywords: Educational Policy subject. Structure and Functioning of Teaching. Teachers and researcher training in Educational Policy. Educational Policy research field.pt_BR
dc.format.extent284 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.subjectEducação - Politicas publicaspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Curriculospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEstrutura e funcionamento do ensino e política educacional : análise do espaço das disciplinas na Universidade Estadual de Ponta Grossa e suas relações com o objeto de estudo da política educacionalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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