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    Etica no marketing

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    SUSI D'ALMEIDA GARRETT.pdf (2.105Mb)
    Data
    2007
    Autor
    Garrett, Susi d'Almeida
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A ética e primordial para a vida em sociedade, seja vida social seja nas relações comerciais. Com a competição a cada dia mais acirrada no mercado mundial, ela torna-se um fator de competitividade. No Brasil, o surgimento da Ética em cursos superiores iniciou em São Paulo, com a fundação da Escola Superior de Administração de Negócios em 1941, que sempre deu importância a este tema em seus cursos de graduação. Em 1990, foi implantado o Código de Defesa do Consumidor, os meios de comunicação disponibilizaram programas inteiros de rádio e televisão divulgando seu conteúdo. Em 1992, a Fundação Getúlio Vargas criou o CENE - Centro de Estudos de Ética nos Negócios, desde então a Ética ganhou maior destaque com várias pesquisas e projetos sobre esse assunto. O consumidor de hoje e mais informado e não aceita a obsolescência dos produtos, a despreocupação ambiental, irresponsabilidades técnicas (inclusive com produtos infantis), falta de segurança nos produtos oferecidos ou a simples falta de comunicação rápida e eficaz na busca de informações ou solução de problemas. O poder do consumidor cresceu e com ele a busca pelas empresas para realmente cumprir o papel de marketing: atender as necessidades do consumidor. Ha várias medidas cautelosas que a empresa deve implementar para evitar problemas com o cliente, algumas bem simples como atualização e pesquisas constantes sobre seus produtos (ou serviços), adequação a legislação e implementação de serviços de atendimento ao consumidor e de um código de ética tanto para relações entre funcionários como nas relações comerciais. O boca-a-boca e uma grande arma dos consumidores, enquanto um cliente satisfeito divulga para três pessoas, um cliente insatisfeito compartilha com aproximadamente onze pessoas a sua insatisfação. Neste trabalho são abordadas questões como: consumerismo, histórico da ética, pesquisas, empresas com problemas éticos, medidas cautelosas (SAC, CONAR, Internet, Código de ética), legislação e boca-a-boca.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/62528
    Collections
    • Marketing empresarial [490]

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