Atuação de psicólogos(as) nos Centros de Referência de Assistência Social : reflexões a partir da educação e da psicologia social comunitária
Resumo
Resumo: Este estudo discute a atuação de psicólogos na comunidade, tendo com lócus de atuação o contexto do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Teve como aporte teórico a Psicologia Social Comunitária. O objetivo foi analisar a prática do psicólogo inseridos nos CRAS da cidade de Curitiba(PR) e Campo Grande(MS). Trata-se de um estudo de campo, exploratório e de enfoque qualitativo. Como procedimento metodológico para coleta de dados utilizou-se a realização de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado. Os participantes foram 7 psicólogos(as) que atuam em CRAS, sendo 5 profissionais de Curitiba(PR) e 2 de Campo Grande(MS). Os dados foram organizados e analisados com base na técnica de Análise de conteúdo, segundo Bardin (1977). Os resultados apontam que profissionais da psicologia desenvolvem ações sob o viés da área clínica e terapêutica da psicologia, trabalhos em grupos e burocráticos. Outro aspecto da atuação de psicólogos no CRAS são as relações estabelecidas com outras políticas públicas e profissionais tanto da psicologia, quanto de outras áreas. Identificou-se também que o papel do psicólogo no CRAS não está estabelecido, o que configura como uma dificuldade para a atuação desse profissional no CRAS. Os profissionais entrevistados também apontam que existem falhas e lacunas na formação acadêmica, principalmente na área social da psicologia, uma vez que se referem a uma formação voltada, prioritariamente, para área clínica, o que não subsidia a atuação no CRAS e se distancia da realidade social encontrada. Os estágios realizados durante a graduação permitiram o primeiro contato com a realidade social. Os participantes apontam que aprenderam a realizar as atividades no CRAS por meio da prática. No entanto, percebe-se que ainda há uma hierarquização na relação entre psicólogos e usuários, e que estes profissionais tendem a normatizar comportamentos dos usuários em padrões definidos a priori. A partir desses resultados, percebe-se que há algum distanciamento entre as práticas desenvolvidas pelos profissionais entrevistados com as práticas propostas pela Psicologia Social Comunitária. Palavras-chave: Atuação no CRAS. Práticas psicossociais no CRAS. Psicologia Social Comunitária. Trabalho Comunitário e Psicologia no CRAS. Abstract: This study discusses the performance of psychologists in the community, within the context of the Reference Center for Social Assistance (CRAS). It has as a theoretical contribution the Social Community Psychology. The objective of the study was to analyze the practice of psychologists inserted in the CRAS of the city of Curitiba (PR) and Campo Grande (MS). This is a field study, with an exploratory and qualitative approach. As a methodological procedure for data collection, individual interviews were conducted with a semi-structured script. The participants were 7 psychologists who work at CRAS, 5 professionals from Curitiba (PR) and 2 from Campo Grande (MS). The data was organized and analyzed based on the technique of content analysis, according to Bardin (1977). The results indicate that psychology professionals develop actions based on psychology's clinical and therapeutic areas, bureaucracy and group work. Another aspect of the psychologists' work in CRAS is the relationships established with other public and professional policies in psychology as well as in other areas. It was also identified that the role of the psychologist in CRAS is not established, what constitutes a difficulty for the performance of this professional. The professionals interviewed also indicated that there are flaws and gaps in academic training, especially in the social area of psychology, since it refers to a training focused primarily on the clinical area, which does not subsidize CRAS performance and distances itself from the social reality that is present in this area. The internships during the psychology course allowed the first contact with social reality. Participants reported that they learned to carry out professional activities in CRAS through practice. However, it is noticed that there is still a hierarchy in the relationship between psychologists and users, and that these professionals tend to normalize users' behaviors in patterns defined a priori. From these results, it is noticed that there is some distance between the practices developed by the interviewed professionals with the practices proposed by Social Community Psychology. Keywords: Professional performance in CRAS. Psychosocial practices in CRAS. Social Community Psychology. Psychology and community practice in CRAS.
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