Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFiorese, John, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherFerreira, Valéria Milena Röhrich, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-27T13:03:39Z
dc.date.available2019-08-27T13:03:39Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62335
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Valéria Milena Rohrich Ferreirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 22/04/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 115-120pt_BR
dc.description.abstractResumo: Discurso, cidade e infância são esferas que se entrecruzam, apresentando contribuições únicas quando combinadas em uma tríade. Os discursos sobre a cidade de Curitiba enunciados pelas crianças moradoras do bairro Cajuru apresentam visões críticas sobre o espaço urbano e os problemas enfrentados cotidianamente por quem mora no bairro. Com o objetivo de compreender as práticas das crianças e como se dá o processo de construção e apropriação de significados dos diferentes espaços da cidade por meio do discurso e como este processo influencia a infância, foram selecionadas 6 turmas de quinto ano de uma escola no bairro Cajuru. A partir disso, foram realizadas conversas com 24 crianças. As conversas foram transcritas, foram elencados os principais temas e selecionados trechos que foram divididos em três categorias: renda, sexo e posição em relação à linha do trem ("pra cá" e "pra lá"). Com o auxílio do software Quirkos®, esses trechos foram agrupados, quantificados e posteriormente analisados. Os principais referenciais teóricos utilizados foram o Círculo de Bakhtin, a sociologia urbana, a geografia e a sociologia da infância para pensar as três esferas da tríade discursocidade- infância. As análises evidenciaram conjuntos sígnicos nos discursos das crianças que relacionam cidade e consumo, cidade e espaços do bairro e críticas à cidade. Sobre consumo, foi percebido que a figura do shopping aparece frequentemente, mas também surgem as figuras do mercado e de espaços relacionados à alimentação. Em relação aos espaços da cidade, foi constatado que as crianças ou reproduzem significados relacionados a eles ou ressignificam seus usos. Quando se trata de crítica à cidade, foi verificado que as crianças apresentam um olhar crítico sobre o espaço urbano, apontando para a precariedade, a violência e a carência de espaços. Esse estudo, portanto, apresentou pela primeira vez uma reflexão bakhtiniana para o estudo de cidade e infância, permitindo observar que a investigação da cidade partindo do discurso das crianças propicia um entendimento da realidade sob uma perspectiva mais ampla. Palavras-chave: Infância. Curitiba. Cidade. Discurso. Círculo de Bakhtin.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Discourse, city and childhood are spheres that interweave, presenting unique contributions when combined in a triad. The discourses about the city of Curitiba enunciated by the children who live in the neighborhood of Cajuru show critic views about urban space and the problems faced daily by the ones who live there. Aiming to comprehend the practices of children and how the process of construction and appropriation of meanings concerning different spaces in the city happen through discourse and how this process influences childhood, six groups of 5th year elementary school children at a school in Cajuru were selected. From this point on, talks with 24 children were made. The talks were transcribed, the main themes were identified and excerpts from the talks were selected and divided into three categories: income, gender and position regarding the train treks ("back" and "forth"). With aid from Quirkos® software, these excerpts were grouped, quantified and later analyzed. The main theoretical frames used were the Bakhtin circle, urban sociology, geography and sociology of childhood in order to reflect upon the three spheres in the triad discourse-city-childhood. The analyses demonstrated sets of signs in children's discourses that relate city and consumption, city and spaces in the neighborhood, and critics to the city. About consumption, the figure of shopping mall frequently appears, yet there are also figures like the supermarket and spaces connected to eating habits. Regarding spaces in the city, children either reproduce meanings or they give new meaning to their usage. When the critics to the city is observed, children presented a critic view upon the urban space, pointing at its precariousness, its violence and the lack of spaces. Therefore, this study presented a Bakhtinian reflection to the study of city and childhood for the first time, allowing to observe that the investigation of city through children's discourses provide an understanding of reality with a wider perspective. Keywords: Childhood. Curitiba. City. Discourse. Bakhtin Circle.pt_BR
dc.format.extent125 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975pt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleInfância "pra cá" e "pra lá" da linha do trem : significados e práticas de crianças do bairro Cajurupt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples