Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Jean Carlos, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorLecheta, Andrio Robert, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T15:50:22Z
dc.date.available2022-07-06T15:50:22Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62313
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/03/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 165-173pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo, vinculado ao grupo de pesquisa ELiTe - Laboratório de Estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades - UFPR - CNPq, tem como objetivo analisar e compreender como as práticas teatrais universitárias provocam novas possibilidades na relação do sujeito (homem do campo) com seu corpo, masculinidade e compreensão de si. Parte - se do conceito de autoficção (Serge Doubrovsky) e da possibilidade de uma escrita de si. Esta investigação é também a própria experiência, sendo o Ato I um exercício desta construção narrativa que permeia realidade e ficção e se distancia das autobiografias, trazendo a autoficção como ferramenta de apreensão do mundo. No que se refere ao Ato III e a busca de traçar relações entre o homem do campo e os atuais estudos de masculinidades, o desafio da pesquisa se encontra na construção de caminhos que estendam estes estudos às masculinidades do campo, ainda pouco exploradas na academia. A investigação está ancorada na perspectiva dialógica e nos estudos de Bakhtin e o Círculo. O material analisado será uma seleção de meus trabalhos realizados nas disciplinas práticas do curso de Tecnologia em Produção Cênica da Universidade Federal do Paraná, produzidos entre 2012 e 2016. Palavras-chave: Educação. Bakhtin. Perspectiva Dialógica. Campo. Autoficção. Masculinidades. Teatro Universitário.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This essay, linked to the research group ELiTe (UFPR/ CNPq) - Laboratory of studies in perfomatic education, language and theatricality, aims to analyze and understand how the academics theatrical practices build new possibilities for the individual relationship (countryside man) with his body, masculinity and his selfunderstanding. The starting point was the autofiction concept (Serge Doubrovsky) and the possibility of a self-written. This investigation provides its own experience, Act I will be an exercise of this narrative construction, that walks between reality and fiction and distances itself from autobiographies, using the autofiction as a world comprehension tool. The main goal on Act III, is to map the relationships between the countryside man and the current masculinities studies, which is quite challenging, because there aren't enough studies that goes all the way to the countryside to study such characteristics. The investigation supports on the dialogical perspective, Bakhtin's studies and the Circle. All material analyzed will be selected from my own written papers, during practical courses on the scenic production technology course at Federal University of Paraná, produced between 2012 and 2016. Keywords: Education. Bakhtin. Dialogical Perspective. Countryside. Autofiction. Masculinities. University Theater.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975pt_BR
dc.subjectTeatro universitariopt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.title"Vocês acham que eu sou macho?" : autoficção, masculinidade(s) do campo e o teatro universitário em perspectiva dialógicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples