Inteligência competitiva como ferramenta para o sucesso nos mercados globais
Resumo
Resumo: Para manterem-se competitivas num mercado onde a disputa e muito forte, prevenindo riscos e procurando por novas oportunidades, as empresas devem conhecer o seu ambiente de negócios. Este conhecimento, porém, deve ser abrangente e não ficar restrito as informações sobre empresas concorrentes. Governo, tecnologia, produtos substitutos, fornecedores, clientes e entrantes em potencial devem ser considerados como fatores que impactam no negócio. A lnteligência Competitiva tem como objetivo atender as necessidades das organizações de conhecer o meio onde se encontram inseridas. Consiste de um processo com técnicas, métodos, conceitos e ferramentas próprios, para a localização e a análise de informações sobre o ambiente competitivo, e sua transformação em conhecimento para embasamento dos tomadores de decisão da empresa, sobretudo para aquelas que almejam ser bem sucedidas globalmente. Este trabalho visa esclarecer os conceitos envolvidos, apontar a importância do uso e mostrar as etapas que compõe um sistema de lnteligência Competitiva.
Collections
- MBA em marketing [295]