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dc.contributor.advisorAkel Sobrinho, Zaki, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.creatorBurkot, Ana Paulapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-26T17:04:21Z
dc.date.available2024-06-26T17:04:21Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62293
dc.descriptionOrientador: Zaki Akel Sobrinhopt_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo possui o objetivo de analisar quais foram as estratégias de marketing adotadas pelos supermercados paranaenses, em especial os situados na cidade de Curitiba, diante da intensiva entrada de concorrentes globais. Busca também determinar as estratégias atuais dessas redes locais, de forma a acompanhar a concorrência e se diferenciar em seus serviços. Como forma de atingir tal fim faz-se uma análise do setor varejista, mais especificamente dos supermercados e do cenário econômico brasileiro na década de 90, período de maior entrada de redes estrangeiras, devido principalmente a abertura econômica e a estabilização dos pregos conseguida através do plano real. Também são estudados os cenários supermercadistas da cidade de Curitiba no período anterior e posterior a entrada de empresas estrangeiras, podendo assim delinear a atual situação de mercado e as estratégias adotadas pelos supermercados paranaenses. A metodologia utilizada contem pesquisas bibliográficas e de campo, explorando o tema de estudo, assim como entrevista pessoal com empresários responsáveis pelo departamento de marketing de supermercados paranaenses. Como base teórica, são estudados autores clássicos do marketing como Philip KOTLER (1998), do marketing de varejo como Alexandre Luzzi LAS CASAS (2000) e o modelo de estrategias e forças competitivas definido por Michael E. PORTER (1998). A pesquisa deixa clara a utilização, por parte das empresas, de formas alternativas de atração de publico, focando em algum item em específico, como mix de produtos, serviço diferenciado, atendimento ao cliente, programas de fidelidade, entre outros. Os resultados da pesquisa pessoal procuram analisar as estratégias competitivas utilizadas pelas redes locais, tentando tragar as suas fontes de sucesso frente ao enorme poderio de empresas globais.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarketing - Aspectos econômicos - Paranápt_BR
dc.subjectSupermercados - Paranápt_BR
dc.titleEstratégias de marketing dos supermercados paranaenses frente aos grupos globaispt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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