A escolha do livro didático de espanhol pelos professores da rede pública do estado do Paraná, a partir de uma perspectiva cultural
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Data
2018Autor
Basso, Donalia Maira Jakimiu Fernandes, 1988-
Metadata
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Resumo: A pesquisa tem como objeto de análise o discurso de professores de espanhol da rede pública de ensino do Paraná a respeito da escolha do livro didático para integrar seu trabalho em sala de aula. Com base nas reflexões desenvolvidas por pensadores do Círculo de Bakhtin, essa pesquisa configurou-se como uma análise enunciativa, a partir da qual se desenrolaram as teorias que envolvem a cultura e os documentos que direcionam o ensino de língua espanhola e as produções de livros didáticos. São expostos alguns conceitos que relacionam as abordagens de cultura presentes nas Ciências Sociais e, mais especificamente, no ensino de língua estrangeira. Para isso, dividiu-se a cultura em duas visões: a tradicional e a contemporânea. Além disso, são apresentados os principais documentos que orientam o ensino de língua estrangeira no país, bem como as orientações e avaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC) aos livros didáticos de língua estrangeira moderna por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a partir do Guia de Livros Didáticos, documento disponibilizado aos docentes no site do MEC. Todos esses pontos apoiam a análise dos dados coletados por dois instrumentos: questionário e entrevista, que constituem um conjunto de enunciados produzidos em contextos diversos. Por meio desses instrumentos, pôde-se verificar predominantemente que a cultura não é um ponto determinante para a escolha ou não de um livro didático. Foi possível perceber, ainda, que a língua espanhola é usada, muitas vezes, como instrumento para o ensino desse componente pelas professoras entrevistadas e não como constituinte da cultura hispânica, como é idealizado. As conclusões a que chega essa pesquisa podem contribuir no sentido de mostrar a percepção de diferentes concepções de cultura que envolvem o ensino de espanhol nas escolas públicas do Paraná e que são também condicionantes da escolha do livro didático a ser utilizado em sala de aula, na medida em que, quando são colocadas em segundo plano, acabam sendo desconsideradas em detrimento de uma compatibilidade de linha teórico metodológica, por exemplo. Palavras-chave: língua espanhola, ensino de línguas, cultura, livro didático. Abstract: The research aims to analyze the discourse of Spanish teachers of the public school system of Paraná regarding the choice of textbook to integrate their work in the classroom. Based on reflections developed by thinkers of the Circle of Bakhtin, this research was configured as an enunciative analysis, from which the theories involving the culture and the documents that lead the teaching of Spanish language and the production of textbooks were developed. Some concepts that relate approaches of culture present in Social Sciences and, more specifically, in teaching of foreign language are exposed. For this, culture was divided into two visions: traditional and contemporary. In addition, the main documents that guide the teaching of foreign language in Brazil are presented, as well as the guidelines and evaluations made by the Ministry of Education (MEC) to textbooks of modern foreign language through the National Textbook Program (PNLD), from the Guide to Textooks, a document made available to teachers on the MEC website. All these points support the analysis of the data collected by two instruments: questionnaire and interview, which constitute a set of statements produced in different contexts. Through these instruments, it was possible to verify predominantly that culture is not a determining point for the choice or not of a textbook. It was also possible to perceive that the Spanish language is often used as an instrument for the teaching of this component by the teachers interviewed and not as a constituent of Hispanic culture, as it is idealized. The conclusions reached by this research can contribute to show the perception of different conceptions of culture that involve the teaching of Spanish in the public schools of Paraná and that are also determinants of textbook choice to be used in the classroom, in which case, when placed in background, they are disregarded at the expense of a theoretical methodological line compatibility, for example. Key words: spanish language; language teaching; culture; textbook Resumen: La investigación tiene como objeto de análisis el discurso de profesores de español de la red pública de enseñanza de Paraná respecto a la elección del libro didáctico para integrar su trabajo en clase. Con base en las reflexiones desarrolladas por pensadores del Círculo de Bakhtin, esa investigación se configuró como un análisis enunciativo, desde la cual se desarrollaron las teorías que envuelven la cultura y los documentos que dirigen la enseñanza de lengua española y las producciones de libros didácticos. Se exponen algunos conceptos que relacionan los enfoques de cultura presentes en las Ciencias Sociales y, más específicamente, en la enseñanza de lengua extranjera. Para ello, se dividió la cultura en dos visiones: la tradicional y la contemporánea. Además, se presentan los principales documentos que orientan la enseñanza de lengua extranjera en el país, así como las orientaciones y evaluaciones hechas por el Ministerio de Educación (MEC) a los libros didácticos de lengua extranjera moderna a través del Programa Nacional del Libro Didáctico (PNLD), a partir de la Guía de Libros Didácticos, documento disponible a los docentes en el sitio del MEC. Todos estos puntos apoyan el análisis de los datos recolectados por dos instrumentos: cuestionario y entrevista, que constituyen un conjunto de enunciados producidos en contextos diversos. Por medio de estos instrumentos, se pudo verificar predominantemente que la cultura no es un punto determinante para la elección o no de un libro didáctico. Es posible percibir, además, que la lengua española es usada, muchas veces, como instrumento para la enseñanza de ese componente por las profesoras entrevistadas y no como constituyente de la cultura hispano, como es idealizado. Las conclusiones a que llega esta investigación pueden contribuir en el sentido de mostrar la percepción de diferentes concepciones de cultura que envuelven la enseñanza de español en las escuelas públicas de Paraná y que son también condicionantes de la elección del libro didáctico a ser utilizado en el aula, en la medida en que, cuando se colocan en segundo plano, acaban siendo desconsideradas en detrimento de una compatibilidad de línea teórica metodológica, por ejemplo. Palabras clave: lengua española, enseñanza de lenguas, cultura, libro didáctico
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