O livro didático de física e a produção do currículo real : aproximações etnográficas da atuação de uma docente
Resumo
Resumo: Apresentam-se resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar as influências que o livro didático exerce no planejamento do currículo e na prática de uma professora de Física do Ensino Médio e como elas se manifestam nas dinâmicas escolares. Tomando como referência o trabalho desenvolvido por Garcia (1996), a investigação foi concebida segundo os pressupostos metodológicos da pesquisa etnográfica, por permitir adentrar o espaço escolar e o contexto em que o livro didático tem sido utilizado pelo professor. Foi conduzida durante três meses de 2017 em um Colégio da Rede Pública do Estado do Paraná, mediante observação de aulas de Física dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio e entrevista com o professor regente das turmas. Verificou-se que o livro didático se apresentou como um material bastante presente e influente durante as aulas observadas, assumindo o papel de orientador do currículo em sala de aula, ressaltando as funções curricular e instrumental elencadas por Choppin (2004). Verificou-se também que o livro didático adotado subsidiou as avaliações da turma e suas propostas de encaminhamento didático e se estabeleceu como o principal orientador do currículo praticado nesta sala de aula, substituindo o prescrito pelo plano de trabalho docente elaborado pelo professor ao início do período letivo. Palavras-chave: Livro Didático de Física. Currículo de Física. Aproximação etnográfica. Ensino de Física. Abstract: This dissertation presents the results of a research that had the objective to identify the influences that the textbook plays in the curriculum planning and in the practice of a Physics' High School Teacher and how they are manifested in the school dynamics. Taking as reference the work developed by Garcia (1996), the research was conceived according to the methodological assumptions of ethnographic research, because it allows entrance to the school space and the context in which the textbook has been used by the teacher. It was conducted during three months of 2017 in a Parana's Public School, by observing Physics classes of the first and second years of High School and interviewing the regent teacher of the classes. It was verified that the textbook presented itself as a very present and influential material during the classes observed, assuming the role of guiding the curriculum in the classroom, highlighting the curricular and instrumental functions listed by Choppin (2004). Itw as also verified that the textbook adopted subsidized the evaluations of the class and its didactic referral proposals and established itself as the main guide of the curriculum practiced in this classroom, replacing the textbook prescribed by the teaching work plan elaborated by the teacher at the beginning of the school term. Keywords: Physics' Textbook. Physics' Curriculum. Ethnographic approach. Physics Teaching.
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