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dc.contributor.advisorEsmanhoto, Lauro, 1913-1990pt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Maria Dativa de Salles, 1943-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-31T18:28:09Z
dc.date.available2022-08-31T18:28:09Z
dc.date.issued1980pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61558
dc.descriptionOrientador: Lauro Esmanhotopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 86-96pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo toma por objeto de exame a práxis da administração educacional brasileira. Como questão orientadora deste trabalho partiu-se da ideia de que os esforços dos que atuam no campo da administração educacional brasileira têm produzido resultados que desservem à maioria - aqueles que no Brasil realmente necessitam de educação. O quadro conceitual que vem presidindo a ação da administração educacional, no Brasil, foi destacado como sendo uma das razões que a levam a tal contradição; considerou-se que isto se dá por que decorre de sua orientação, um "modo" de apreender e responder a realidade, que serve a propósitos ideológicos. No sentido de desvelar este modo de apreender e responder a realidade foi abordado o estudo sobre a Especificidade da Administração Educacional, considerado como expressão legítima do atual "discurso" da administração educacional. Para desocultar este "discurso" ideológico, o trabalho escolhido, foi desmanchado em suas partes constituintes, explícitas ou subjacentes que foram sendo desveladas, através da reflexão crítica. Procurou-se também, deixar evidente a presença e as consequências deste "discurso", agora claro e explícito, em variados aspectos da ação da administração educacional no Brasil. A não adesão ao otimismo ingênuo e, tampouco, ao pessimismo imobilista resultou em propostas concretas, para uma nova pra xis em administração educacional que, em primeiro lugar, questiona as coordenadas atuais do quadro conceituai que orienta a administração da educação e que, em segundo lugar alia-se à tarefa urgente de repensar a Educação Brasileira.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The object of this study is the Brazilian educational administration praxis. The guiding question of this work was the idea that the efforts of those who act in the field of the Brazilian educational administration has produced results which disserve the majority those Brazilians who really need education. The conceptual frame that has been presiding the Brazilian educational administration action was pointed as being one of the reasons which conduct that action to such contradiction; it was considered that this occurs as a consequence of its guidance, a way to apprehend and to answer the reality which serv ideological purposes. On the attempt of to uncover this way to apprehend and to answer the reality, the study about the Specificity of School Administration was chosen and it was considered as a legitimate expression of the present educational administration "speech". To uncover this ideological "speech", the chosen work was analyzed in its explicit or subjacent constituent parts which were unveiled by a reflexive critique. It was pursued to make evident the presence of this "speech" and its consequences, - now clear and explicit - , in several aspects of the Brazilian educational administration action The aim not to adhere neither to a naive optimism, nor to an immobilizing pessimism has resulted in objective proposals for a new praxis in educational administration which, in the first place argues the present coordinates of the conceptual frame which guide the educational administration and which, at second alie itself in the urgent task of rethinking the Brazilian Education.pt_BR
dc.format.extent102 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçao - Administraçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDimensões críticas no estudo da especificidade da administração educacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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