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dc.contributor.authorKulicheski, Soraya Rodrigues, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherHiga, Ivanilda, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-07-02T13:01:46Z
dc.date.available2019-07-02T13:01:46Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61504
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ivanilda Higapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/09/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 117-122pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta pesquisa é compreender de que forma a participação de licenciandos em atividades extracurriculares pode contribuir na sua formação docente em Física. Focalizam-se particularmente reflexões acerca do espaço formativo que as atividades complementares, especialmente projetos de extensão, podem oferecer à tal formação e como este tem sido organizado num curso de Licenciatura em Física, relacionandoo com os saberes necessários ao exercício da docência propostos por Maurice Tardif (2014). Para entender a inserção destas atividades no currículo dos cursos de formação de professores, realizou-se uma análise nos pareceres e resoluções que estabelecem diretrizes curriculares para a formação de professores da Educação Básica e para a formação do físico, além das normativas institucionais do curso investigado, buscando identificar e analisar as definições e determinações sobre a natureza, carga horária exigida e suas formas de implementação no currículo. A investigação se restringiu a um curso de Licenciatura em Física, o qual, após uma reestruturação em seu currículo no ano de 2011, passou a contemplar o cumprimento de 200 horas de atividades complementares como parte de sua carga horária total obrigatória. Através da aplicação de um questionário aos discentes do referido curso identificou-se o perfil dos alunos, suas expectativas profissionais, sua identificação com o curso e a compreensão destes acerca das atividades complementares. Percebeu-se que embora a maioria destes alunos não tenha o conhecimento acerca da obrigatoriedade da carga horária dedicada a atividades complementares, estes mesmos estudantes entendem que estas atividades são importantes em sua formação para ampliação dos conhecimentos da área e para a aquisição de experiência prática e profissional. Para aprofundar questões sobre as contribuições da participação em projetos de extensão na formação docente pela visão dos licenciandos, cinco alunos participantes de diferentes projetos foram entrevistados. Dentre os participantes de projetos de extensão entrevistados, nota-se que a integração entre disciplinas específicas e pedagógicas e a aquisição de experiência profissional são as contribuições mais destacadas em sua formação. Palavras chave: formação de professores, licenciatura em Física, extensão universitária.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to understand how the participation of physics graduates in extracurricular activities can contribute to their training as physics teachers. Particular attention is given to considerations regarding the possibilities that complementary activities, especially non-core subjects, can offer to such training and how such activities have been organized in the teaching course in physics, in relation to the knowledge necessary for exercising the teaching techniques proposed by Maurice Tardif (2014). To understand how these activities fit the curriculum of teacher training courses, an analysis has been conducted of the official opinions and resolutions that establish curricular guidelines for the training of high-school teachers and physicists. The institutional norms of the course being investigated were also examined. The study sought to identify and analyze definitions and determinations concerning the nature of extracurricular activities, their mandatory course load, and the forms of their implementation within the curriculum The investigation was restricted to a teaching training course in physics that, after the restructuring of its curriculum in 2011, introduced a requirement of 200 hours of complementary activities as part of the total mandatory course load. By administering a questionnaire to the course's students, the following were identified: a profile of the students, their professional expectations, their identification with the course, and their perceptions of the complementary activities. The findings showed that although the majority of the students were not aware of the mandatory nature of the course load dedicated to complementary activities, the same students nevertheless believed that such activities were important for their training to broaden their knowledge of the field as well as gain practical and professional experience. To acquire deeper insight on the value of taking non-core subjects during teacher training from the trainees' viewpoint, five students enrolled in different noncore subjects were interviewed. Among the interviewees, the most frequently cited contributions to their training were the integration between subjects specific to their field and pedagogical subjects as well as the acquisition of professional experience. Keywords: teacher training, teacher training in physics, non-core subjects.pt_BR
dc.format.extent136 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAs atividades formativas na formação de professores de física : contribuições dos prjetos de extensão e PIBIDpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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