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dc.contributor.advisorPrado, Paulo Henrique Müller, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.creatorCosta, Deoclides Certemio dept_BR
dc.date.accessioned2024-06-19T13:41:40Z
dc.date.available2024-06-19T13:41:40Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61500
dc.descriptionOrientador: Paulo Henrique Muller Pradopt_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Os avanços do capitalismo mundial na última década, lançaram as empresas em uma disputa por qualidade em âmbito mundial, criando um contexto onde a satisfação do consumidor tornou-se de suma importância. Atualmente portanto, e o consumidor quem detêm o poder, e que, a partir de maiores conhecimentos e informações, passa a exigir cada vez mais em relação aos produtos a serem consumidos. Desta forma, e ele quem sinaliza os caminhos que os supermercados devem seguir para garantir a satisfação dos seus clientes e o aumento dos seus lucros. Diante desse cenário, o presente estudo teve por objetivo a realização uma pesquisa de mercado, tendo como foco principal o comportamento dos consumidores da área de abrangência do Supermercado Videira, no Município de Fazenda Rio Grande, Estado do Paraná, em virtude desse estabelecimento apresentar-se num processo de perda de clientes e consequente diminuição de vendas. A metodologia utilizada inicialmente compreendeu a pesquisa bibliográfica, de forma a compilar a literatura existente acerca do tema e correlatos. Num segundo momento, partiu-se para uma pesquisa de mercado quantitativa, com aplicação de questionários a um universo de 320 consumidores residentes nas proximidades do Supermercado Videira. Os resultados da pesquisa trouxeram informações muito satisfatórias para a empresa, superando suas expectativas. Por outro lado, levantaram-se alguns pontos relevantes em relação a problemática da perda de clientela, os quais deverão ser sanados visto serem de extrema importância para a conquista e manutenção dos consumidores. Para melhor utilização desta pesquisa, recomenda-se que na sequência, um Plano de Marketing seja elaborado, no sentido de que as melhores soluções encontradas possam ser colocadas em prática através de estratégias determinadas, para que o Supermercado Videira venha a aumentar suas vendas, ampliando dessa forma, o seu market share.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleEstudo do comportamento dos consumidores do supermercado Videira : uma pesquisa de mercado em sua região de abrangência - Fazenda Rio Grandept_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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