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    O desenvolvimento do Ensino Supletivo no Paraná e as dificuldades de sua implantação - intenção e realidade

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    D - ROMILDA TEODORA ENS.pdf (12.21Mb)
    Data
    1981
    Autor
    Ens, Romilda Teodora
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta dissertação teve por objetivo: situar o Ensino Supletivo no contexto histórico do Brasil; caracterizar o desenvolvimento do Ensino Supletivo no Paraná; proceder o levantamento das atividades desenvolvidas na área do Ensino Supletivo no Paraná, no que tange as funções de: Suplência, Suprimento, Aprendizagem e Qualificação, bem como, comparar as Diretrizes Curriculares dos Cursos Supletivos - Função Suplência - com as dos Cursos Regulares, de níveis equivalentes, em uma das disciplinas do Núcleo Comum. Foi analisada a problemática que envolve o Ensino Supletivo no Paraná, com base nas determinações legais, emanadas do C.F.E e do C.E.E. Dados coletados na FUNDEPAR e DESU/SEED, além dos instrumentos legais e de consultas e entrevistas feitas junto a elementos identificados com o desenvolvimento do Ensino Supletivo no Paraná, desde as suas raízes ate a situação atual, fundamentaram o trabalho. Os resultados foram surpreendentes. Altos e baixos foram constatados. Em alguns aspectos uma evolução digna de registro. Sob outros aspectos inercia injustificável. Apenas um terço dos municípios paranaenses tem o Ensino Supletivo implantado em alguma de suas funções. Na conclusão são oferecidas sugestões para a aceleração do processo de adequação do Ensino Supletivo, principalmente na Função Suplência, as reais necessidades e interesses, tanto da clientela como da sociedade.
     
    Résumé: Cette dissertation avait pour objectif de situer l'Enseignement "Supletivo" dans le contexte historique du Bresil; caracteriser le developpement de l'Enseignement "Supletivo" dans le Parana, proceder au releve de toutes les activites developpees dans le domaine de l'Enseignement "Supletivo" dans le Parana en ce qui concerne les fonctions de: Suppleance, Complement, Apprentissage et qualification, aussi bien que comparer les "Structures relatives au curriculum des Cours Supletifs" - Fonction Suppleance avec celles des cours reguliers, de niveaux equivalents en une des disciplines du tronc commun. La problematique qui englobe l 'Enseignement "Supletivo" du Parana a ete analysee sur la base des instructions officielles emamant du CFE et du CEE, Le travail est base sur les donnees recueillies par la FUNDEPAR/ SEED plus les instruments officielles, les consultations et les entrevues faites aupres des, personnes liees au developpement de l 'Enseignement "Supletivo" dans le Parana depuis ses origines jusqu'a la situation actuelle. Les resultats ont ete surprenants. Des succes, et des echees ont étè constates. Sous certains aspects, une evolution positive merite d 'etre notee. Dans d 'autres cas, apparait une inertie in justifiee. Seulement un tiers des villes du Parana offrent l 'Enseignement "Supletivo", introduit dans quelqu'unes desesfonctions. Das la conclusion, des suggestions sont presentees pour accelerer le proces d'adequation de l'Enseignement "Supletivo" surtout dans la Fonction Suppleance, pour les besoins et les interets reels, tant des apprenants que de la societe.
     
    Abstract: The objectives of this dissertation are to situate the "Continuation school " in the historic context of Brazil, to characterize the development of the ''Continuation school" in the State of Parana and proceed a surveying of the activities that have taken place in this area in the State, with a special interest in the functions of "Enrichment", Upgrading", Achievement" and ''Licence". A further objective is to compare the directrixes of the curricula of the ''Continuation school", ''Enrichment", with those of the regular courses, of equivalent grades, in one of the ''Basic Cours". The problematic that- involves the ''Continuation school" in the State of Parana, is analysed based upon the legal determination of the CFE and CEE. This work rellies on the data collected at FUNDEPAR and D E - SU/SEED, as well as on legal aspects and on interviews and c o n sultations with qualified people identified with the "Continuation school" since its origin. The results are contrasting. In some aspects it has shown a considerable development, in others, an injustifiable inertia. Only one third of the State's Municipalities have implanted some form of ''Continuation school". In the conclusion, some suggestions for the acceleration of the adequateness of the ''Continuation school" are made. A special focus is given on the real necessities and interests of the clientele as well as of the society.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/61049
    Collections
    • Dissertações [1014]

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