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dc.contributor.authorNovakoski, Lourdes Emilia Ruviaro, 1942-pt_BR
dc.contributor.otherGarcia, Consuelo de Menezespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-01T20:02:00Z
dc.date.available2020-12-01T20:02:00Z
dc.date.issued1985pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61018
dc.descriptionOrientadora: Consuelo de Menezes Garciapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 184-194pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho envolve um conjunto de reflexões que tem por objetivo proporcionar aos cursos de graduação em enfermagem uma contribuição na busca de reformulações curriculares coerentes com o perfil do profissional que pretende formar, apoiadas na realidade do exercício da profissão. Aplicando-se um instrumento, elaborado a partir da consulta em documentos oficiais e pesquisas que tratam da matéria, assim como em regimentos e manuais de serviços de enfermagem, levantaram- se dados que possibilitaram uma visão das condições reais da atuação do enfermeiro, da representação quanto ao seu papel no contexto da saúde e da enfermagem, assim como aspectos significativos dos cursos de graduação realizados e sugestões para o aperfeiçoamento de proposições curriculares nos cursos de graduação. Foram auscultados, no período de 19 de janeiro de 1984 a 20 de fevereiro de 1984, sessenta enfermeiros assistenciais, atuantes em instituições de saúde de Curitiba-PR, que prestam atendimento exclusivamente ambulatorial e, ou hospitalar e ambulatorial. Os resultados obtidos no processo de discussão dos dados mostraram que os enfermeiros atuam, prioritariamente, em atividades relacionadas com a função administração. Entretanto, apesar dessa constatação, os respondentes revelam expectativas que representam o papel do enfermeiro dentro de um arranjo harmônico e integrado das funções: administração, assistência, desenvolvimento profissional, ensino e pesquisa, alvos dessa investigação. Para comprovar o grau de significância de mudança entre o que o enfermeiro faz e o que deveria fazer, utilizou-se a prova de McNemar, que evidenciou grande descompasso nas funções de ensino, desenvolvimento profissional, pesquisa e assistência, já na função administração, a situação real encontra-se relativamente próxima da ideal. Os resultados mostraram, também, que os cursos de graduação não preparam satisfatoriamente para enfrentar a realidade profissional e que reformulações curriculares devem ser realizadas com ampla participação dos órgãos formadores, utilizadores, de classe, estudantes e beneficiários? A partir das conclusões, buscou-se uma estratégia alternativa que visasse a interação teoria/pratica e ensino/serviço no currículo para formação do enfermeiro. O esboço da proposta de internato, sob a forma de estagio curricular obrigatório, partiu de sugestões apresentadas pelos participantes da pesquisa, de fundamentação teórica, que pode ser ampliada mediante o estudo das funções do enfermeiro. Os pressupostos que fundamentam o redimensionamento do internato referem-se a um processo de inovação curricular e tem 110 seu ápice os parâmetros que orientam a seleção de valores educacionais a partir de concepções quanto a natureza do homem, da sociedade, da educação e da enfermagem. Espera-se que esta investigação se torne um instrumento útil aos que se interessam pelo assunte e possa estimular novas pesquisas no âmbito da formação e da pratica da enfermagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main aim of this thesis is to help improve the syllabuses of nursing courses in universities. These improvements focus mainly on the profile of nurses and are based on their actual performance. An instrument was worked out and applied by means of research into official documents and papers concerning the subject, as well as into statutes and manuals relating to nursing services. With the data collected it was possible to perceive not only the actual conditions of the nurse at work and his role in the context of health and nursing, but also significant aspects of undergraduate courses and suggestions leading to the improvement of syllabus proposals for such courses. Sixty nursing assistants working exclusively in policlinics or in hospitals and policlinics in health institutions in Curitiba-PR, were interviewed between January 19th and February 20th, 1984. The results obtained in the process of data analysis showed that nurses perform activities related to administration. However, despite this evidence, the interviewees voiced expectations which reveal the role of the nurse within a harmonious and integrated range of activities: administration, medical assistance, professional development, teaching and research, all of which are covered in this study. In order to verify the degree of significance change between what the nurse actually does and what he should do, McNemar's test was used. This indicated great differences in teaching, professional development, research and medical assistance. However, in the area of administration the real situation is quite close to the ideal one. The results also showed that undergraduate courses do not prepare their students to face the reality of the workplace, and that the syllabus improvements should be made with the participation of colleges, users, the nursing faculty and students of nursing. On the basis of these conclusions, an alternative strategy concerning the interaction between theory/practice and teaching/ work in undergraduate nursing syllabuses, was looked into. The outline of the proposal for a residential school, as a compulsory part of training, arose as a result of suggestions related to theory presented by those participating in this research. This may be developed by studying the work of nurses. The requisites for the establishment of a residential school is a process of syllabus innovation, and especially of the parameters which govern the selection of educational values based on conceptions relating to the nature of man, society, education and nursing. We hope this study will be a useful tool for those interested in the subject, and that it will encourage new research in the field of the training and practice of nursing.pt_BR
dc.format.extent221 f. : il., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEnfermagem - Estudo e ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectEnfermagem - Formaçãopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEstudo das funções do enfermeiro como base para proposta de internato no currículo do curso de graduaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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