dc.contributor.advisor | Tetto, Alexandre França, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Mauro Ruther Ventura dos, 1988- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-23T17:21:34Z | |
dc.date.available | 2019-07-23T17:21:34Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/60796 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alexandre França Tetto | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Gestão Florestal | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O foco deste trabalho está voltado para a proposição de um projeto piloto de educação ambiental em três escolas municipais de Curitiba, por meio de uma metodologia voltada para estudantes do 7º ano do ensino fundamental. O local de trabalho selecionado para início deste projeto junto às escolas e instituições públicas foi o Jardim Botânico, por apresentar infraestrutura adequada e riqueza na biodiversidade de fauna e flora local. A metodologia do trabalho caracteriza-se como descritiva e foi realizada através de levantamento da literatura especializada, bem como experiências vivenciadas na área com trabalhos de educação ambiental a estudantes do ensino fundamental. O intuito foi apresentar a importância da educação ambiental através de uma comunicação direcionada ao público em questão, de forma a integrar com o ambiente, bem como constituir conhecimentos e orientações estimulando uma mudança de comportamentos e tomada de atitudes na busca de soluções para os problemas ambientais. Por mais das duas etapas de execução do programa alinhando a teoria com a prática e de um trabalho contínuo de interdisciplinalidade pelos professores nas escolas, é essencial essa interação entre os profissionais de ensino para manutenção do conhecimento dos estudantes com os assuntos ambientais. Pode-se concluir que as parcerias a serem firmadas são importantes para garantir um trabalho contínuo e, após esse projeto piloto com as três escolas selecionadas, verificar a possibilidade de realizar a expansão do trabalho para todas as escolas do município e visitas aos outros parques da região, de forma a valorizar as áreas verdes da capital paranaense. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 f. : il., color., mapas, tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Jardim Botânico (Curitiba, PR) | pt_BR |
dc.title | Proposta de um programa de educação ambiental para estudantes do ensino fundamental de Curitiba | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |