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dc.contributor.authorKloeckner, Eraclides Ana Florespt_BR
dc.contributor.otherGarcia, Consuelo de Menezespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-21T11:49:45Z
dc.date.available2020-10-21T11:49:45Z
dc.date.issued1985pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60630
dc.descriptionOrientador: Consuelo de Menezes Garciapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 102-107pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho sobre o Papel da Orientação Educacional no currículo escolar, teve como propósito enfatizar a importância desta atividade integrada ao currículo e as sessões coletivas de orientação um dos recursos operativos utilizados para este fim. Foram levantadas hipóteses de trabalho que pudessem validar a relação existente, ou não, entre as sessões coletivas de orientação e enfoque curricular específico, também da importância destas sessões como atividades curriculares, bem como do seu processo de incentivo em todo contexto escolar. Como procedimento metodológico fez-se a revisão da literatura, a elaboração, validação e aplicação de um questionário informativo. A população alvo a ser atingida foram os Diretores, Supervisores, Orientadores e Professores atuantes em 07 Escolas de 5ª a 8ª série da Rede Municipal de Ensino, da cidade de Curitiba, no período 84/85. Após a coleta de discussão dos dados constatou-se que, nas Escolas objeto deste estudo, a Orientação Educacional não está integrada ao currículo. Quanto as sessões coletivas de orientação são consideradas pelos respondentes como necessárias e que ocorrem quando há necessidade, não tendo um horário específico para sua realização. Partindo desta constatação ratificamos uma vez mais a necessidade da sua integração no currículo para uma atuação mais eficaz e maior abrangência de ação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this research concerning the Role of Educate tional Orientation in the School Curriculum was to emphasize the importance of this activity when integrated with the curriculum and with collective orientation sessions, one of the operative resources used for this purpose. Hypotheses were made wich might validate or not the existing relationship between collective orientation sessions and specific curricular focus, and also of the importance of these sessions as curricular activities and as an incentivating influence in the context of the school. Our methodological procedures concerned the re-reading of relevant literature and the preparation, validation and application of a questionnaire. The target population consisted of Directors, supervisors, orientators and teachers in 7 fifth to eighth grade municipal schools in Curitiba during the period from 1984 to 1985. Those who replied to the questionnaire considered that collective orientation sessions were necessary, and that they ocurred at need without being pre-arranged for specific times. As a result of this, we wish to emphasize once again the need to integrate such sessions into the curriculum so that they will be more effective and have a wider sphere of influence.pt_BR
dc.format.extent111 f. + anexos : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectOrientação educacionalpt_BR
dc.subjectCurriculo escolarpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO papel da orientação educacional no currículo escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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