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dc.contributor.advisorMazza, Verônica de Azevedo, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Saúdept_BR
dc.creatorSouza, Camila Gomes dept_BR
dc.date.accessioned2025-02-26T16:21:57Z
dc.date.available2025-02-26T16:21:57Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60360
dc.descriptionOrientador : Verônica de Azevedo Mazzapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão da Saúdept_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem como objetivo formular um Plano Integrado de Cuidados, de forma interdisciplinar, entre os profissionais da saúde e da educação, voltadas à discussão de casos de indivíduos com transtornos do neurodesenvolvimento, que são usuários do Ambulatório de Saúde, que está inserido na Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison de Andrade Vieira, a ser implantado no ano de 2019. Estas escolas, no município de Curitiba, atendem pessoas com deficiência e transtorno mental, associados ou não a outros transtornos do neurodesenvolvimento, na faixa etária de 0 - 25 anos e tem por finalidade proporcionar aos alunos condições favoráveis ao desenvolvimento de suas potencialidades, porém, os processos de trabalho nesta instituição não ocorrem de forma integrada entre os profissionais da saúde e da educação. O cuidado em saúde mental vem sofrendo quebra de paradigmas, desde a reforma psiquiátrica com consequente mudança no modelo de atenção psicossocial. Sendo assim, a proposta deste trabalho, com um Plano Integrado de Cuidados baseado nas premissas do modelo de atenção psicossocial, com valorização dos sentimentos do usuário, seus saberes, do atendimento humanizado e com o engajamento de uma equipe interdisciplinar, que trabalhe de forma que os saberes de cada um complementem o outro é de suma importância. Iniciando com a elaboração de um Plano Integrado de Cuidados, onde posteriormente são acordados procedimentos a cargo de diversos membros da equipe, que vem para ampliar o espectro de atendimento, gerando como consequência uma melhor qualidade de vida e um pleno desenvolvimento neuropsicomotor para os alunos dessa escola.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectTranstornos psicóticos - Tratamentopt_BR
dc.titlePlano integrado de cuidados, como proposta de gerenciamento de casos em saúde mentalpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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