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dc.contributor.advisorFreitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSilva, Ana Tereza Reis dapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-31T19:09:38Z
dc.date.available2022-10-31T19:09:38Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59782
dc.descriptionOrientadora : Maria de Fátima Quintal de Freitaspt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.description.abstractResumo: A análise sobre o projeto Terra Solidária, prática de escolarização e profissionalização desenvolvida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), objetiva indicar em que medida esse projeto se figura como alternativa de conscientização, organização e participação política dos trabalhadores rurais. A pesquisa parte das falas dos alunos egressos que participaram do Terra Solidária quando de sua realização nas comunidades de Cerro Azul e Itaperuçu - PR, no período de 2000 a 2001. O trabalho de çampo foi realizado através de entrevista em profundidade, utilizando-se um roteiro de perguntas semi-abertas. As informações coletadas revelam: a importância desse projeto para os trabalhadores rurais; as diferenças e as semelhanças entre o Terra Solidária e as escolas formais; as expectativas que os trabalhadores tinham em relação ao processo educativo e, em que medida, essas expectativas foram ou não respondidas; as mudanças provocadas na vida (pessoal e profissional) dos trabalhadores e, ainda, na forma e na intensidade da participação sindical e comunitária dos mesmos. Em geral, os dados apontam para a seguinte conclusão: embora o Terra Solidária tenha um caráter classista e contra-hegemônico, o fato da CUT oferecer escolarização e profissionalização reproduz a premissa neoliberal de minimização das responsabilidades sociais do Estado, nega a história cutista e põe em xeque a necessidade de um sindicato combativo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The analysis about Terra Solidária, scholarization and professionalization practice, developed by Central Unica dos Trabalhadores (CUT) aims to indicates how this project shows itself as an altenative of consciousness, organization and political participation of the rural workers. The research was developed from the talks of the students who attended Terra Solidária when it was developed at Cerro Azul and Itaperaçu communities - PR, during 2000 and 2001. The work field was developed through deep interviews directed with a semi-open question system. The information got reveal: the importance of this project to the rural workers; the differences and the similarities between Terra Solidária and the formal schools; the expectancy that the rural workers had in relation to educated process and, how, this expectancy was or not answered; the provacative changes in life (personal and professional) of the rural workers and, still, in the way and in the intensity of the syndical and communitary participation of those workers. In general, the data point out to the following conclusion: even though Terra Solidária has had a classist character and antihegemonic, the fact of CUT offers a scholarization and professionalization reproduces a neo liberal premise of diminishment of the social responsabilities of the State denies CUT history and asks the necessity of a fighting syndicate.pt_BR
dc.format.extent112 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTrabalhadores ruraispt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectCentral Única dos Trabalhadores (Brasil)pt_BR
dc.subjectSindicalismo - Brasilpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO alternativo e o conservador de uma prática educativa : avaliação crítica do terra solidária/CUT-PR na perspectiva dos trabalhadores ruraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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