dc.contributor.advisor | Cavallet, Susan Regina Raittz, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinto, Marcos Rogerio Silvestri Vaz | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-07T13:37:31Z | |
dc.date.available | 2022-01-07T13:37:31Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/58698 | |
dc.description | Orientador : Prof(a). MSc. Susan Regina Raittz Cavallet | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral., Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A proposta do projeto "Transformação Vivencial e os Caminhos para a
Ressignificação Escolar" visa a contribuir para a melhoria da qualidade dos
processos de gestão e de ensino-aprendizagem em duas unidades escolares de
Arujá e abrangerá questões que envolvem relações interpessoais de toda a
comunidade escolar e os processos pedagógicos. Por meio de debates, estudo em
grupo, rodas de conversa, oficinas e outras atividades pedagógicas, pretende-se
colaborar para a construção de um ambiente propício ao desenvolvimento de
metodologias próprias para que se consiga soluções coletivas para os desafios
enfrentados pelas unidades escolares.As habilidades de autoanálise, síntese e
planejamento serão trabalhadas em todas as etapas do projeto que será
desenvolvido com todos os educadores da unidade escolar e paralelamente com
toda a comunidade. O projeto será desenvolvido baseado nos conceitos
educacionais de renomados cientistas da área de educação e um dos eixos
norteadores da proposta serão os cinco desejos fundamentais dos seres humanos, a
saber: ser amado, elogiado reconhecido, útil e livre. O intuito aqui é aprender a
reconhecer os indivíduos por suas potencialidades e não pelos seus deficits, isso
não só para alunos e professores, mas também em relação à toda comunidade
escolar. No decorrer do desenvolvimento de todas as atividades desse projeto foram
se somando as experiências e as trocas ocorridas com nossos companheiros de
ANE – Alternativas para uma Nova Educação – fundamentais para ampliar nossa
visão de como poderíamos caminhar em diração aos objetivos estabelicidos e, mais
além, essenciais para fortelecer o desejo de caminhar enfrentando os desafios
apresentados durante todo o percurso. Nas rodas de conversa era possível
identificar elementos que nos conectavam, avanços que eram possíveis de serem
implementados e parcerías que poderíamos fazer com os amigos a fim de ampliar a
dimensão de nosso trabalho e consequentemente melhorá-lo. Fazer visitas aos
projetos desenvolvidos por outros colegas da ANE e recebê-las em nosso projeto foi
fundamental para fortalecer vínculos e dar sustentação às ações desenvolvidas. Por
fim, mesmo com a conclusão da pós-graduação o coletivo ANE continua atuando o
que prova que o que foi ali construido durante os 18 meses de convivência
permanece muito vivo, pois as trocas continuam, os laços de cooperação se
fortalecem a cada momento e o sonho de construir uma educação que contribua
para a edificação de uma sociedade mais justa, vai se constituindo cada vez mais
real. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo [32 p.]. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educadores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar | pt_BR |
dc.title | Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |