• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Alternativas para uma nova educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Alternativas para uma nova educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MARCOS ROGERIO SILVESTRI VAZ PINTO.pdf (1.287Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Pinto, Marcos Rogerio Silvestri Vaz
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A proposta do projeto "Transformação Vivencial e os Caminhos para a Ressignificação Escolar" visa a contribuir para a melhoria da qualidade dos processos de gestão e de ensino-aprendizagem em duas unidades escolares de Arujá e abrangerá questões que envolvem relações interpessoais de toda a comunidade escolar e os processos pedagógicos. Por meio de debates, estudo em grupo, rodas de conversa, oficinas e outras atividades pedagógicas, pretende-se colaborar para a construção de um ambiente propício ao desenvolvimento de metodologias próprias para que se consiga soluções coletivas para os desafios enfrentados pelas unidades escolares.As habilidades de autoanálise, síntese e planejamento serão trabalhadas em todas as etapas do projeto que será desenvolvido com todos os educadores da unidade escolar e paralelamente com toda a comunidade. O projeto será desenvolvido baseado nos conceitos educacionais de renomados cientistas da área de educação e um dos eixos norteadores da proposta serão os cinco desejos fundamentais dos seres humanos, a saber: ser amado, elogiado reconhecido, útil e livre. O intuito aqui é aprender a reconhecer os indivíduos por suas potencialidades e não pelos seus deficits, isso não só para alunos e professores, mas também em relação à toda comunidade escolar. No decorrer do desenvolvimento de todas as atividades desse projeto foram se somando as experiências e as trocas ocorridas com nossos companheiros de ANE – Alternativas para uma Nova Educação – fundamentais para ampliar nossa visão de como poderíamos caminhar em diração aos objetivos estabelicidos e, mais além, essenciais para fortelecer o desejo de caminhar enfrentando os desafios apresentados durante todo o percurso. Nas rodas de conversa era possível identificar elementos que nos conectavam, avanços que eram possíveis de serem implementados e parcerías que poderíamos fazer com os amigos a fim de ampliar a dimensão de nosso trabalho e consequentemente melhorá-lo. Fazer visitas aos projetos desenvolvidos por outros colegas da ANE e recebê-las em nosso projeto foi fundamental para fortalecer vínculos e dar sustentação às ações desenvolvidas. Por fim, mesmo com a conclusão da pós-graduação o coletivo ANE continua atuando o que prova que o que foi ali construido durante os 18 meses de convivência permanece muito vivo, pois as trocas continuam, os laços de cooperação se fortalecem a cada momento e o sonho de construir uma educação que contribua para a edificação de uma sociedade mais justa, vai se constituindo cada vez mais real.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/58698
    Collections
    • Alternativas para uma nova educação [197]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV