• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Alternativas para uma nova educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Alternativas para uma nova educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Se essa rua fosse minha : integração de conhecimentos entre escola e comunidade

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - PATRICIA ARGENTON.pdf (1.981Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Argenton, Patrícia
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo :Acreditando que o conhecimento também está fora dos muros da escola, propus aos alunos de 2o . e 3o . anos da Escola Municipal Prof. Erasmo Pilotto, situado no Bairro Alto, em Curitiba uma pesquisa de campo por algumas ruas do bairro. O estudo consistiu em sair nos arredores da escola para constatar se existiam brincadeiras tradicionais nos espaços públicos e identificar os locais sagrados do bairro, em conjunto com a professora de Ensino Religioso. Os estudantes observaram poucas crianças brincando pelas ruas, aproveitaram o trajeto para subir em árvores e balançar em um balanço de pneus, também reconheceram as igrejas e símbolos sacros. No retorno à escola, levantamos as informações coletadas e fizemos uma pequena análise. Em um outro momento, os pais das crianças do Ciclo I foram convidados para participar de uma roda de conversa sobre as brincadeiras tradicionais e a confecção de brinquedos com sucata. Os alunos do Ciclo II fizeram um mapa do brincar, marcando pontos propícios para brincadeiras. Além do entusiasmo provocado nos estudantes, as atividades promoveram uma reflexão sobre a falta de espaços públicos destinados ao público infantil. Percebi que além de mobilizar os estudantes lancei uma mudança na visão de aula sobre alguns colegas de profissão, que me procuraram para realizar essa proposta com outras turmas. Com muita esperança numa quebra de paradigmas, pretendo dar continuidade ao projeto, sempre aprofundando minha práxis.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/58697
    Collections
    • Alternativas para uma nova educação [197]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV