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dc.contributor.advisorBattaiola, André Luiz, 1956-pt_BR
dc.contributor.authorMunhoz, Daniella Rosito Michelena, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T16:52:36Z
dc.date.available2019-11-18T16:52:36Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58611
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. André Battaiolapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design , Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 21/06/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.162-174pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Sistemas de informaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O design de jogos é uma atividade motivada pela vontade de se criar jogos. Sejam para entretenimento, negócios, educação, ciência. Nos estudos em design de jogos encontramos o MDA, um modelo para estudar e projetar jogos que estabelece uma relação entre Mecânicas, Dinâmicas e Estéticas (Aesthesys). Este modelo é eficaz para estudar os jogos enquanto artefato, mas não é suficiente para compreender a dinâmica de jogo, uma vez que a dinâmica emerge da atividade de jogar. No sentido de contribuir para preencher esta lacuna metodológica, a presente tese propõe expandir o modelo MDA baseado em elementos de jogo para um modelo baseado nos elementos da atividade, conhecido por Modelo Sistêmico da Atividade. Este modelo tem fundamento na teoria da atividade que concebe a atividade como a união de sujeito, instrumetos, objeto, regras, divisão do trabalho e comunidade em uma única unidade de análise para compreender uma atividade orientada ao objeto, mediada por instrumentos em uma comunidade em transformação histórico-cultural. A teoria da atividade é uma lente teórica que possibilita compreender as múltiplas relações e potencialidades das atividades de jogar e de projetar jogos, bem como é uma teoria sobre a formação da conscientização à partir da participação em atividades humanas coletivas. Por esta lente é possível compreender a gênese envolvida na atividade de jogar que leva a ontogênese dos sujeitos desta atividade. Para empreender este projeto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, realizando macro e micro análise da atividade. A macro análise ocorreu por meio de análise histórica da atividade. E da micro análise foi desenvolvido um método para analisar dinâmicas em jogos de tabuleiro. Este método se realiza por meio de experimento de duplo estímulo, debriefing e análise dos dados empíricos. A pesquisa identificou contradições e limitações nos estudos de jogos e do design de jogos que foram revistos pela teoria da atividade. Palavras chave: Design de jogo. Jogos de tabuleiro. Jogo cooperativo. Dinâmicas de jogo. MDA. Teoria da atividade. Gênese do jogar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Game design is an activity motivated by the desire to create games. Whether for entertainment, business, education, science. In game design studies we find the MDA, a model for studying and designing games that establishes a relationship between Mechanical, Dynamic and Aesthetic of games. This model is effective for studying the games as an artifact, but it is not enough to understand the dynamics of the game, once the dynamics emerges in the activity of playing. In order to contribute to fill this methodological gap, the present thesis proposes to expand the MDA model based on game elements to a model based on the elements of the activity, known as the Systemic Model of the Activity. This model is based on the activity theory that conceives the activity as the union of subject, instruments, object, rules, division of labor and community into a unit of analysis to understand an object oriented activity, mediated by instruments in a community. Activity theory is a theoretical lens that makes it possible to understand the multiple relationships and potentialities of the activities of playing and designing games, as well as a theory about the formation of awareness through participation in collective human activities. Through this lens it is possible to understand the genesis involved in the activity of playing that leads to the ontogenesis of the subjects of this activity. To undertake this project, a qualitative research was carried out, performing macro and micro analysis of the activity. The macro analysis took place through historical analysis of the activity. From the micro analysis, a method was developed to analyze dynamics in board games. This method is performed through a double stimulus experiment, debriefing and empirical data analysis. The research identified contradictions and limitations in game and game design studies that were reviewed by activity theory. Keywords: Game design. Board games. Cooperative games. Game dynamics. MDA. Activity theory. Genesis of play.pt_BR
dc.format.extent281 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.titleDesign de jogos de tabuleiro e dinâmicas cooperativas : uma abordagem histórico-culturalpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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