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dc.contributor.advisorOliveira, Márcio de, 1962-pt_BR
dc.contributor.advisorSouza, Loemir Mattos dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Planejamento e Controle da Segurança Públicapt_BR
dc.creatorLima, Robson Claudio Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-05T20:06:58Z
dc.date.available2024-06-05T20:06:58Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58583
dc.descriptionOrientadores: Marcio Sergio B.S.de Oliveira; Loemir Mattos de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Planejamento e Controle em Segurança Públicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho monográfico analisa a possibilidade de uso de documentos eletrônicos na Polícia Militar do Paraná, preocupando-se com aspectos de segurança, confiabilidade e legalidade. O uso de documentação eletrônica extrapola o entendimento corporativo, exigindo compreensão técnica e jurídica acerca do tema, vindo o presente trabalho a apresentar aspectos conceituais, doutrinários e legais sobre o assunto. Por tratar sabre segurança e documento eletrônico faz-se necessária o entendimento de conceitos sabre Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Certificação Digital, Assinatura Eletrônica ou Digital, Tempestividade Digital, entre outros que, por extensão, merecem estudo e assimilação. Pensando em avanços tecnológicos, não pode a Polícia Militar do Paraná buscar soluções isoladas para o cumprimento constitucional de sua missão, basicamente a preservação da Ordem Pública. No conceito doutrinário de Defesa Social, vários órgãos buscam a proteção e o socorro públicos, através de prevenção, ou supressão de ilícitos penais ou infrações administrativas. A troca de informações entre esses órgãos e abordada neste trabalho procurando-se demonstrar a visibilidade para que isso ocorra em meio digital, observando-se os aspectos legais que regulamentam o assunto. Este trabalho não pretende apontar a solução de mercado para a gerência eletrônica de documentos na PMPR, traz uma visão teórica do assunto, procurando demonstrar para a Corporação a ideia de que um sistema estanque não permitirá o domínio da informação. Soluções combinadas com outros órgãos necessitam análise e estudos aprofundados para a viabilização da atividade fim da PMPR nos moldes que a sociedade paranaense espera. Estas soluções devem agilizar o trâmite de documentos, facilitar o acesso a informação, estabelecer ferramentas em níveis gerenciais e táticos que, uma vez alimentada pelo nível operacional, reverta esta informação sob a forma de planejamento efiiciente, diminuindo esforços e otimizando meios para a execução da atividade finalística da PMPR. A gestão documental deve ir ao encontro as necessidades dos demais órgãos afetos ao ciclo de defesa social, possibilitando o intercâmbio de documentos alcançando a eficiência administrativa e, como consequência, resultando em atividades céleres, desburocratizadas e eficientespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDocumentos eletrônicospt_BR
dc.subjectPoliciais militares - Gerenciamento de recursos de informaçãopt_BR
dc.subjectRelações militares - Paranápt_BR
dc.titleDocumento eletrônico : possíveis usos na PMPRpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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