dc.contributor.advisor | Andrade, Almir Carlos, 1959- | pt_BR |
dc.contributor.author | Amaral, Candida Helena Alves Pereira do, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T20:31:56Z | |
dc.date.available | 2022-01-05T20:31:56Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/58533 | |
dc.description | Orientador : Prof. Msc. Almir Carlos Andrade | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 37-38 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho apresenta um estudo de caso desenvolvido através de práticas holísticas que levam em conta a realidade do estudante. O desafio era combater o alto índice de evasão nos cursos técnicos de ensino médio subsequente na modalidade Ensino a Distância – EAD no litoral do Paraná. O objetivo é mostrar que é possível haver humanização na educação através da integração comunidade escola mesmo com as regras legais tradicionais impostas. Novas propostas de condução dos cursos se faziam necessárias devido a algumas variáveis: estudantes vinham de outras cidades, balneários e ilhas para estudar, escola instalada em local retirado e íngreme sem suporte urbano mínimo, transporte público incompatível com os horários das aulas, ensino básico deficitário, dificuldade de acesso a tecnologias por parte dos estudantes e resistência da comunidade caiçara às práticas de um ensino frio e distante. O trabalho realizado necessitou primeiramente da desconstrução da ideia de ensino e EaD e "tutor", tanto por parte dos estudantes como dos próprios profissionais da educação. A participação da comunidade e das empresas foi fundamental para agregar conhecimento e novas práticas ao aprendizado. Levar em conta as peculiaridades e necessidade de cada estudante foi fundamental. A metodologia da pedagogia Freinet de uma educação interativa, baseou as atividades formativas foram desenvolvidas através de projetos de observação e contato com empresas e comunidades que teve um resultado positivo de 72% de aprovados na turma observada | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (38 p.) : il., color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.title | Prática exitosa no combate a evasão no ensito técnico subsequente | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |