Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAndrade, Almir Carlos, 1959-pt_BR
dc.contributor.authorAmaral, Candida Helena Alves Pereira do, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-05T20:31:56Z
dc.date.available2022-01-05T20:31:56Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58533
dc.descriptionOrientador : Prof. Msc. Almir Carlos Andradept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 37-38pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho apresenta um estudo de caso desenvolvido através de práticas holísticas que levam em conta a realidade do estudante. O desafio era combater o alto índice de evasão nos cursos técnicos de ensino médio subsequente na modalidade Ensino a Distância – EAD no litoral do Paraná. O objetivo é mostrar que é possível haver humanização na educação através da integração comunidade escola mesmo com as regras legais tradicionais impostas. Novas propostas de condução dos cursos se faziam necessárias devido a algumas variáveis: estudantes vinham de outras cidades, balneários e ilhas para estudar, escola instalada em local retirado e íngreme sem suporte urbano mínimo, transporte público incompatível com os horários das aulas, ensino básico deficitário, dificuldade de acesso a tecnologias por parte dos estudantes e resistência da comunidade caiçara às práticas de um ensino frio e distante. O trabalho realizado necessitou primeiramente da desconstrução da ideia de ensino e EaD e "tutor", tanto por parte dos estudantes como dos próprios profissionais da educação. A participação da comunidade e das empresas foi fundamental para agregar conhecimento e novas práticas ao aprendizado. Levar em conta as peculiaridades e necessidade de cada estudante foi fundamental. A metodologia da pedagogia Freinet de uma educação interativa, baseou as atividades formativas foram desenvolvidas através de projetos de observação e contato com empresas e comunidades que teve um resultado positivo de 72% de aprovados na turma observadapt_BR
dc.format.extent1 arquivo (38 p.) : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEvasão escolar - Paranápt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.titlePrática exitosa no combate a evasão no ensito técnico subsequentept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples