Prática exitosa no combate a evasão no ensito técnico subsequente
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Data
2018Autor
Amaral, Candida Helena Alves Pereira do, 1974-
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Resumo : Este trabalho apresenta um estudo de caso desenvolvido através de práticas holísticas que levam em conta a realidade do estudante. O desafio era combater o alto índice de evasão nos cursos técnicos de ensino médio subsequente na modalidade Ensino a Distância – EAD no litoral do Paraná. O objetivo é mostrar que é possível haver humanização na educação através da integração comunidade escola mesmo com as regras legais tradicionais impostas. Novas propostas de condução dos cursos se faziam necessárias devido a algumas variáveis: estudantes vinham de outras cidades, balneários e ilhas para estudar, escola instalada em local retirado e íngreme sem suporte urbano mínimo, transporte público incompatível com os horários das aulas, ensino básico deficitário, dificuldade de acesso a tecnologias por parte dos estudantes e resistência da comunidade caiçara às práticas de um ensino frio e distante. O trabalho realizado necessitou primeiramente da desconstrução da ideia de ensino e EaD e "tutor", tanto por parte dos estudantes como dos próprios profissionais da educação. A participação da comunidade e das empresas foi fundamental para agregar conhecimento e novas práticas ao aprendizado. Levar em conta as peculiaridades e necessidade de cada estudante foi fundamental. A metodologia da pedagogia Freinet de uma educação interativa, baseou as atividades formativas foram desenvolvidas através de projetos de observação e contato com empresas e comunidades que teve um resultado positivo de 72% de aprovados na turma observada