dc.contributor.advisor | Cavallet, Valdo Jose, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.author | Lobo, Glauco de Andrade e Souza, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-17T16:13:07Z | |
dc.date.available | 2021-11-17T16:13:07Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/58530 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Valdo Cavallet | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 23-25 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo tem por objetivo apresentar uma proposta de leitura e alfabetização/letramento sob a perspectiva do curso de Alternativas para uma Nova em Educação realizado pelo Universidade Federal do Paraná, setor litoral. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizados diversos encontros entre os participantes do curso de especialização onde através de rodas de conversas, debates e outros instrumentos inovadores fomos capazes de compreender o que significa propor novas alternativas em educação. Além disso o desenvolvimento do projeto foi elencado a partir da relevância de ser realizado em uma escola municipal do município de Guaratuba, com índices baixos de IDEB e da periferia da cidade. Aqui também foi descrito todo o processo de criação do projeto, seus participantes e as características observadas durante a realização dos mesmos. A fundamentação teórica está pautada na importância da leitura para a formação do leitor, como esse processo se dá e a contação de história como uma das formas de se trabalhar tal formação. Por fim, na conclusão a realização de uma autoanálise de tudo que foi realizado e a elaboração de novas perspectivas que podem ser alçadas a partir do que foi construído até agora | pt_BR |
dc.format.extent | 1arquivo (25 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.title | Leitura solidária | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |